Unindo o útil ao agradável. Assim faz o Cine Praia Grande, que em novo projeto em parceria com a Sacada Produções realiza hoje a primeira sessão do “CineMúsica”. O evento começará às 20h com a exibição do documentário “Loki”, que retrata a vida e obra de Arnaldo Baptista, um dos fundadores da banda Os Mutantes.
O filme será sucedido por um pocket show da banda maranhense Madian & O Escarcéu que prestará tributo a Os Mutantes com releituras de grandes sucessos além de apresentar parte do seu repertório autoral.
“Numa conversa com o Petrini pensamos em rememorar o cinema, pensando no cinema mudo em que um pianista tocava ao vivo durante a exibição de um filme. A partir disso, vamos exibir um filme no Cine Praia Grande e depois prestar um tributo ao artista que estava sendo retratado no vídeo”, disse Augusto Maia, da Sacada Produções.
Dirigido, montado e roteirizado por Paulo Henrique Fontenelle, “Loki” traz depoimentos de Devendra Banhart, Lucinha Barbosa, Bill Bartell, Chico Buarque, Zélia Duncan, Rogério Duprat, Gilberto Gil, Rita Lee e muitos outros.
O nome do filme faz referência ao primeiro álbum solo de Arnaldo Baptista, que foi lançado em 1974 e é considerado um dos melhores da década de 1970 e o mais significativo na carreira do cantor. O álbum foi eleito pela revista Rolling Stone Brasil como o 34º melhor na lista dos 100 maiores discos da música brasileira. Nas palavras do crítico de música Nelson Motta, ele é "um álbum essencial para compreender a música brasileira".
A próxima sessão do “CineMúsica” acontecerá no dia 2 de dezembro, a partir das 19h, com exibição do filme “Filhos de João – O Admirável Mundo Novo Baiano”, documentário sobre os Novos Baianos, ícones da música brasileira que foram influenciados diretamente por João Gilberto.Ao final, o Coletivo Gororoba fará as devidas homenagens.
A iniciativa foi recebida com entusiasmo por Alê Muniz e Luciana Simões, produtores do Festival BR135. O “CineMúsica” servirá como esquenta antes do festival, que acontecerá entre 10 e 12 de dezembro. Contudo, esta não é a primeira vez que o Cine Praia Grande une cinema e música. Ainda neste ano, o espaço serviu como locação para o lançamento do DVD “Phill Veras”, com show do próprio cantor com lotação máxima.
“A dobradinha filme+show de Phill Veras foi algo pioneiro no Maranhão e um dos momentos mais altos da nova fase do Cine Praia Grande, que em 2015, além da exibição de filmes não convencionais (clássicos, filmes underground), apresentou shows, performances e intervenções entre música, poesia, videoarte e fotografia. Somos um cinema ‘multimídia’, não focamos só no ‘cinema de arte’, gostamos de nos arriscar. Com a Sacada Produções estamos colocando uma semente para brotar: esperamos um bom resultado, pois os filmes são ótimos e Madian e o Coletivo Gororoba são demais”, adiantou Rafaelle Petrini, diretor artístico do Cine Praia Grande.
Os dois eventos encerrarão o projeto neste ano. Segundo Augusto Maia, a intenção é que em 2016 se repita. “Temos a perspectiva de fazer isso ano que vem, com duas sessões por mês. Vamos convocar os artistas locais e saber quais deles têm interesse em participar”, comentou.
Serviço
O quê
CineMúsica: exibição do filme “Loki” e pocket show de Madian & O Escarcéu
Quando
Hoje, a partir das 20h
Onde
Cine Praia Grande
Ingressos
R$ 20,00 (meia entrada para todos até às 19h30)
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.