Suave, sereno e brilhante. Assim promete ser o retorno da cantora e compositora paulista Tiê a capital maranhense. A artista apresenta hoje, a partir das 20h, na Casa das Dunas (Litorânea), o show “A noite”, que traz no repertório a divulgação do seu último álbum “Esmeraldas”, lançado em 2014. Além do show da cantora, se apresentam também a maranhense Rayanne Rios, com um repertório de Jazz Underground e a Banda Vertigo com repertório de rock internacional. A discotecagem é do DJ Caio Massuci
O show de Tiê será puxado pelo estrondoso sucesso de “A noite”, que foi trilha sonora da novela “I Love Paraisópolis” (Rede Globo). A italiana Arisa, autora da canção, ao saber da incrível repercussão da faixa no país, declarou que a versão ficou bastante delicada e uma parceria com Tiê já está em seus planos. Aos 35 anos, Tiê desponta como uma das promessas da MPB. Ela já se apresentou em festivais como o Rock in Rio (RJ e em Lisboa), SXSW (Texas, EUA), Planeta Terra (SP), e Coquetel Molotov (Recife).
“Esmeraldas” assinala um período mais maduro em sua carreira. Tanto que ela faz questão de declarar que o primeiro álbum, “Sweet Jardim” (2009) tinha uma “cara de cru” e o segundo, “A Coruja e o Coração” (2011), uma mistura de sentimentos, um “bololô”, já que sua filha Amora tinha acabado de nascer e a vida dela estava às avessas. Este CD trazia as músicas “Piscar o Olho”, “Pra Alegrar o meu Dia”, “Só Sei Dançar com Você” (versão da música de Tulipa Ruiz) e “Você Não Vale Nada” (versão do forró de Dorgival Dantas), além de grandes participações como Jorge Drexler e Marcelo Jeneci.
Esmeraldas
O novo disco é uma produção ítalo-americana e tem um perfil mais “formador de opinião”, segundo a artista. A parte brasileira ficou por responsabilidade de Adriano Cintra (ex-Cansei de Ser Sexy) e a norte-americana, com Jesse Harris (vencedor de um Grammy por “Don’t Know Why”, interpretada por Norah Jones). Ele ainda conta com a participação de David Byrne (ex-Talking Heads) em “All Around You”, faixa que encerra o disco.
A canção “Gold Fish”, que abre o CD é inspirada no filme “Eu, Você e Todos Nós”, uma comédia dramática dirigida por Miranda July. A música foi gravada inicialmente no em seu primeiro EP (2008), que contém quatro músicas em parceria com o tecladista Dudu Tsuda (Pato Fu, Jumbo Elektro, Cérebro Eletrônico).
A seguinte, “Par de Ases” retrata o amor, mas de forma gasta, pois como a própria letra enfatiza: “nem sempre a gente acerta tudo”. A terceira faixa é “Máquina de Lavar”. Divertida, ela explana uma fase ímpar na vida de Tiê. Mãe de dois filhos, ela ficou sem secretária e a máquina de lavar acabou sendo sua fiel escudeira.
Em “Urso”, Tiê apresenta os dois lados de uma moeda. A letra é bem angustiante, mas o arranjo é pop e dançante. "Mínimo Maravilhoso" assinala o fazer/ser da canora, pois mesmo não tendo um disco, não “trabalhando”, ela só pensava em trabalho.
A faixa que dá título ao disco foi composta em Minas Gerais. O clima bucólico, bem como as flores que voam, os cavalos no jardim e calmaria da roça fazem o esboço da canção. Em "Isqueiro Azul", próximo single de Tiê que em breve terá um videoclipe para divulgação, há uma frase da artista plástica Rita Wainer, que por sinal, é madrinha de Amora, segunda filha de Tiê.
Em "Depois de um Dia de Sonho", Tiê traz sua versão para uma música de André Whoong, que está no primeiro disco dele, em inglês. "Vou Atrás" fala do amor, traz letra resumida, mas objetiva: 'Se você for, eu vou atrás'. A décima faixa do disco é “A noite” (La Notte), que é seguida por "Meia Hora", música que aborda a fuga da artista dos holofotes.
Serviço
O quê
Show “A noite”, com Tiê
Quando
Hoje, a partir das 20h
Onde
Casa das Dunas (Litorânea)
Ingressos
À venda nas lojas Loja Errejota (Tropical Shopping), 100% Vídeo e Outlet (A. dos Holandeses) e Bilheteria Digital (Shopping da Ilha e Rio Poty Hotel)
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.