Crise humanitária

Europa recebeu 168 mil migrantes pelo Mar Mediterrâneo em setembro

Dados são do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados; número representa recorde mensal

Atualizada em 11/10/2022 às 12h54
(Mãe refugiada com filho desembarca na Grécia)

Nova York - Quase 168 mil migrantes e refugiados cruzaram o Mediterrâneo para chegar à Europa em setembro, um recorde mensal, anunciou nesta sexta-feira o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).

De acordo com o porta-voz do Acnur, Adrian Edwards, o número representa cinco vezes mais que o registrado no mesmo período em 2014, um recorde mensal.

Para a agência da ONU, a grande quantidade de chegadas demonstra que é necessário aplicar o mais rápido possível o programa de distribuição de 120 mil refugiados estabelecido pelos líderes europeus em 24 de setembro.

Registro

O Acnur também pede aos países da Europa a criação de verdadeiros centros de recepção e de registro de migrantes, para poder identificar com rapidez as pessoas com direito a receber o estatuto de refugiado.

Este ano, quase 700 mil pessoas tentarão obter refúgio na Europa através do Mediterrâneo. O mesmo número deve se repetir em 2016.

Desde o início do ano, mais de 520 mil migrantes, essencialmente sírios e afegãos, já fizeram o percurso, segundo o Acnur. Quase 3 mil morreram ou são considerados desaparecidos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.