Denúncia

Deputada revela que SES quer médicos dirigindo ambulâncias

Andrea Murad denunciou ontem na Assembleia Legislativa que Secretaria Estadual de Saúde determinou que médicos tirem habilitação necessária para dirigir ambulâncias no interior do estado

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h59

A deputada estadual Andrea Murad (PMDB) revelou ontem denúncia do Sindicato dos Médicos do Maranhão dando conta de que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) pretende fazer com que médicos da rede estadual habilitem-se na categoria “D” de direção para estarem aptos a dirigir ambulâncias.

Na tribuna da Assembleia Legislativa, a peemedebista apresentou um ofício do presidente do sindicato, Adolfo Paraíso, encaminhado à SES, relatando a recomendação do Governo do Estado para que os médicos tirassem a nova habilitação.

A deputada disse que as diretrizes foram anunciadas em uma reunião entre Mariano de Castro, membro da SES, e os médicos lotados no Hospital de Matões do Norte.

A carta relata que o sindicato soube dessa reunião e da notícia de "que os médicos responsáveis pelo transporte de pacientes graves deveriam se habilitar em curto espaço de tempo, a tirar licença de habilitação para dirigir veículos da categoria 'D', para substituição do motorista da ambulância que eventualmente se afigurasse cansado".

A sugestão do governo é o “máximo em absurdo”, avalia o presidente a entidade, para quem a responsabilidade sobre a falta de estrutura no serviço de transferência de pacientes não pode recair sobre o médico.

Indignação – Em seu discurso, Andrea Murad reportou a indignação dos profissionais e perguntou aos parlamentares médicos da casa se os mesmos possuíam carteira de motorista com habilitação na categoria 'D' e comentou:

"Daqui a pouco, para ser médico do Estado tem que ter carteira de motorista D, porque quando o motorista da ambulância estiver cansado, o médico tem que ir para o lugar dele, não sou eu que estou inventando ou criando, está aqui a carta do Dr. Adolfo Paraiso, que protocolou na SES e até hoje não teve resposta do Secretário Marcos Pacheco. E solicitamos que o Secretário responda para o Presidente do Sindicato dos Médicos, porque agora o médico vai ter que dirigir ambulância. Parece piada.

A deputada também demonstrou indignação quanto a outra determinação anunciada durante a reunião de que a unidade de suporte avançado montada no hospital de Matões do Norte seria deslocada para o município de Peritoró.

"É um grande absurdo, porque qualquer pessoa que passe por Matões vai ver que o hospital de Matões está sempre cheio, é um hospital extremamente necessário e aí vai tirar de Matões para sobrecarregar o de Peritoró, são coisas que realmente não dão para a gente entender" disse a parlamentar.

Outra preocupação da deputada Andrea Murad trata-se da redução no valor do plantão. O Sindicado dos Médicos não concorda com esse tipo de decisão e a deputada Andrea considera um processo de desvalorização do profissional.

"De R$ 2.500 passariam a receber R$ 2.000 por plantão, esse tipo de decisão gera uma insatisfação muito grande na categoria que sempre prevê melhorias em suas remunerações e não reduções. O governo precisa rever isso", explicou a parlamentar.

O Sindicato dos Médicos enviou ofício ao secretário estadual de Saúde, Marcos Pacheco, questionando as declarações dadas a profissionais no interior do Estado. Por enquanto, ainda não há qualquer manifestação da SES a respeito.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.