SÃO LUÍS - A demolição total do brise-soleil da Secretaria de Estado de Saúde (SES), estrutura externa que garante proteção contra a incidência de luz e conforto térmico à edificação, deve acontecer no fim de semana, quando não há servidores no local. Na sexta-feira (15), um incidente resultou na queda de uma pequena parte do quebra-sol, sem deixar feridos.
A área se encontra isolada com tapumes, para evitar a circulação de pessoas no local. Além disso, houve o remanejamento do estacionamento frontal do órgão. A demolição será feita por uma empresa que presta serviços de manutenção à SES e um engenheiro especialista em estrutura foi contratado para elaborar o projeto, que deve ficar pronto até a quinta-feira,21.
O prédio foi evacuado na sexta-feira,13, por medida de prevenção, mas as atividades administrativas retornam hoje, 19, após vistorias da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e da equipe de engenharia da SES, que constataram não haver risco à estrutura do prédio.
“A parte externa é uma proteção solar que não tem nenhuma ligação limite com os setores da SES, por isso não há riscos aos servidores. Mas como houve esse incidente, a parede fica desestabilizada, por isso precisamos removê-la. Isso será feito de forma controlada, conforme um projeto. Posteriormente faremos a construção de uma nova estrutura”, explicou a secretária adjunta de Engenharia e Manutenção da SES, Thais Farias.
Simultâneo às obras, a SES prossegue com uma investigação junto às demais autoridades para descobrir a causa do incidente.
Brises
As brises ou quebra-sol são elementos de arquitetura usados nas construções para proteger o interior ou a fachada das edificações do sol excessivo, o que promove controle de temperatura no interior e evita o ofuscamento que a iluminação abundante pode causar.
Saiba Mais
- Respiradores: SES "não pode se esquivar da transparência", diz TCE
- Maranhão perdeu R$ 490 mil em negócio com Consórcio Nordeste na pandemia
- SES tem prazo de cinco dias para explicar ao TCE compra de respiradores
- Inquérito sobre compra de respiradores pelo Consórcio NE vai ao STJ
- Um mês depois, SES silencia sobre seletivo para diretores
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.