Pedido de afastamento

Denunciado pelo MP, Lahesio Bonfim se diz vítima de perseguição

Prefeito reclamou do fato de que a imprensa teria sabido da ação antes mesmo do seu protocolo na Justiça e negou que tenha cometido ilegalidade.

Gilberto Léda

Atualizada em 26/03/2022 às 18h03
Lahesio postou vídeo em suas redes sociais
Lahesio postou vídeo em suas redes sociais (Reprodução/YouTube)

SÃO PEDRO DOS CRENTES - O prefeito de Sao Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim - pré-candidato do Agir 36 ao Governo do Maranhão - divulgou nas redes sociais um vídeo defendendo-se das acusações do Ministério Público do Maranhão de irregularidades na compra de combustíveis na sua gestão.

O gestor se disse vítima de perseguição, reclamou do fato de que a imprensa teria sabido da ação antes mesmo do seu protocolo na Justiça e negou que tenha cometido ilegalidade na contratação de fornecimento de combustíveis para a administração municipal.

Veja:

Ação - O Ministério Púbico do Maranhão ofereceu denúncia contra Bonfim na sexta-feira, 18. Além dele, outras quatro pessoas são suspeitas de fraudes em processo licitatório, realizado em 2018, para a contratação de empresa fornecedora de combustíveis para o município.

De acordo com a denúncia, assinada pelo procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, o delito consistiu na combinação prévia dos preços a serem lançados pelas licitantes, sem a devida pesquisa de preços no mercado e ocasionando sobrepreço dos produtos. Tipificada pelo artigo 337-F do Código Penal como frustração do caráter competitivo de processo licitatório, tendo sido incluída pela Lei nº 14.133, de 2021, a conduta sujeita os infratores a pena de reclusão que varia de quatro a oito anos, além de multa.

Após a conclusão do procedimento licitatório, os denunciados ainda realizaram o armazenamento, o transporte e a destinação irregular de combustível na garagem da Prefeitura de São Pedro dos Crentes, o que os enquadra na Lei de Crimes Ambientais (nº 9.605/1998).

Além do recebimento da denúncia pela Justiça, o MP pede o afastamento cautelar do prefeito.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.