Eleição

STF elege novo presidente da Corte nesta quarta

Ministro Edson Fachin deve ser o escolhido para presidir o Supremo Tribunal Federal pelos próximos dois anos.

Ipolítica

Posse de Edson Fachin tem previsão de acontecer no fim de setembro
Posse de Edson Fachin tem previsão de acontecer no fim de setembro (Reprodução)

BRASÍLIA - Os minsitros do Supremo Tribunal Federal (STF) vão eleger, nesta quarta-feira (13), os novos presidente e vice-presidente da Corte. A previsão é de que os ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes devem assumir as funções e ficarão os próximos dois anos no comando do tribunal. A posse está prevista para aconteer no fim de setembro.

A sucessão nos principais cargos do STF segue a ordem da antiguidade. Ou seja, pela tradição, a Presidência é ocupada pelo ministro mais antigo que ainda não ocupou o posto. O segundo mais antigo, nesse mesmo critério, passa a ser o vice.

Haverá mudanças nas Turmas da Corte. Mudando o comando do STF também muda a composição das Turmas, que são dois colegiados formados por cinco ministros cada.

Como Fachin assume a presidência, deixará de compor a Segunda Turma. Com isso, Barroso, o atual presidente, deverá seguir para o colegiado.

Já a composição da Primeira Turma, da qual Moraes participa — que é responsável por julgar os casos envolvendo a ação penal da tentativa de golpe em 2022 —, não será modificada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.