BRAASÍLIA - A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2193/24, relatado pelo deputado Allan Garcês (PP-MA). A proposta, de autoria da deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), prevê ações obrigatórias para proteger crianças e adolescentes em áreas próximas a grandes obras, especialmente contra abuso e exploração sexual.
MEDIDAS DE PROTEÇÃO
Segundo Allan Garcês, regiões ao redor de grandes obras e investimentos costumam representar riscos elevados para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Esses locais podem facilitar ocorrências de exploração sexual, tráfico de pessoas, trabalho escravo e tráfico de drogas.
O projeto estabelece que responsáveis por empreendimentos superiores a R$ 200 milhões, financiados ou não por recursos públicos, deverão adotar medidas preventivas contra tais violações. O texto prevê ainda obrigações para mitigar impactos socioambientais nos territórios das obras.
REGULAMENTAÇÃO
A proposta determina que os poderes públicos deverão regulamentar a medida, considerando as obrigações nacionais e internacionais relacionadas aos direitos da infância, além de definir sanções em casos de descumprimento.
Após aprovação nessa comissão, o projeto segue agora para análise conclusiva da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Caso seja aprovado, seguirá diretamente ao Senado Federal.
Palavra-chave: Allan Garcês
Saiba Mais
- PEC do Código de Ética para STF precisa de 171 assinaturas para tramitar
- Congresso retoma trabalhos após Carnaval com pauta sobre Mercosul e escala 6x1
- Lula sanciona reajuste salarial do Legislativo com vetos a penduricalhos
- Congresso entra em pausa de Carnaval e parlamentares só devem retomar os trabalhos no dia 23
- Câmara pode votar reajuste de multa por adulteração de combustíveis nesta terça
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.