SÃO LUÍS - A proposta para acelerar o rito para tramitação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Anistia já poderá tramitar na Câmara dos Deputados. Dos 513 deputados, 259 assinaram. E dos que concordam com a tramitação acelerada da PEC, 7 são do Maranhão. Os nomes que assinaram, claro, não causam surpresa: ou são do PL ou os que são mais ligados ao campo conservador.
Assinaram a proposta Alusio Mendes (Republicanos), Josivaldo JP (PSD), Alan Garcez (PP), Detinha, Júnior Lourenço, Pastor Gil e Josimar de Maranhãozinho (todos da bancada do PL na Casa).
Apesar de não ser ligados aos bolsonaristas do PL, Josimar e os demais maranhenses da bancada do partido decidiram seguir a própria sigla já que a proposta é do Sóstenes Cavalcante (PL-RJ). Maranhãozinho e seus aliados fazem parte da lista dos 89 dos 92 parlamentares do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro que assinaram a proposta.
Aluisio Mendes não faria diferente também. Primeiro porque foi vice-líder de Bolsonaro na Câmara até 2022. Depois que o Republicanos encaminhou sua bancada para assinar a proposta.
Alan Garcez é do campo da chamada direita do Maranhão e não faria diferente. Ele faz parte da lista dos 34 parlamentares do PP que assinaram o projeto de lei.
Por fim, Josivaldo JP que foi no mesmo caminho que Garcez. Se considera do campo conservador.
Esses mesmos deputados maranhenses devem também assinar o pedido de urgência para a tramitação da proposta. Pelas regras da Câmara, são necessários 257 votos favoráveis.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.