SÃO LUÍS – Veja o resumo das principais notícias mostradas aqui no Imirante.com ao longo da última semana, de 15 a 21 de dezembro.
Domingo (15)
A skatista maranhense Rayssa Leal se tornou a primeira tricampeã da história da categoria feminina da Street League Skateboarding (SLS), a Liga Mundial de Skate Street, após vencer a SLS Super Crown 2024 na manhã de domingo (15), no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Contando com o apoio de mais de 16 mil torcedores, Rayssa mostrou toda a sua capacidade de decisão e faturou o terceiro título consecutivo do Super Crown na última manobra, superando as japonesas Coco Yoshizawa e Yemeka Oda.
Segunda-feira (16)
A servidora do Ministério Público do Maranhão (MPMA), Mariana Luciana Souza Santos, foi exonerada do cargo após investigações da Polícia Federal apontarem como participante de um esquema de corrupção e sonegação de impostos em São Luís, envolvendo veículos com placas vermelhas, destinadas ao transporte comercial, como táxis.
Mariana Luciana Souza Santos foi flagrada utilizando um carro adquirido com isenção de impostos, herdando o alvará do pai, um ex-taxista de Imperatriz. Mariana admitiu o erro e segundo ela, quitou os impostos pendentes após ser confrontada.
O governador Carlos Brandão (PSB) afastou de suas atividades o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Fernando Moura Queiroz, e todos os demais oficiais e membros da corporação citados em reportagem do Fantástico veiculado pela TV Globo no último domingo (15), sobre um suposto esquema para a concessão de placas e alvarás de táxis no estado.
O chefe do Executivo afirmou que a medida ocorre para que todo o caso seja apurado com rigor. A investigação sobre a máfia das placas é conduzida pelo Ministério Público Estadual.
Um influenciador digital suspeito de liderar um esquema de rifas ilegais é alvo de uma operação da Polícia Civil, que cumpriu mandados de busca e apreensão. Uma ordem judicial ainda determinou o bloqueio de R$ 12,7 milhões das contas bancárias vinculadas ao investigado, identificado como Marcos Alencar Filho.
De acordo com as investigações conduzidas pela Departamento de Combate ao Crime Organizado (DCCO), o grupo criminoso utilizava autorizações destinadas à venda de títulos de capitalização como fachada para promover as rifas.
Além das rifas ilegais, o suspeito de liderar o esquema é investigado por lavagem de dinheiro, empregando táticas como a ocultação de bens em nome de terceiros e movimentação de valores por meio de contas pessoais e empresariais, segundo a Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic).
Imagens de câmeras de segurança de uma loja situada no bairro do Maiobão, em Paço do Lumiar, na região metropolitana de São Luís, mostram o momento em que uma mulher parte para cima de outra para esfaqueá-la.
De um ângulo, é possível ver quando a mulher de blusa rosa, que segurava uma criança no colo, puxa um objeto do bolso e avança para cima da outra mulher mais à frente. Ambas estavam em uma fila com outras pessoas.
Enquanto golpeia a vítima, a mulher solta a criança, que cai no chão. Houve uma correria na loja. Após o tumulto, outra câmera da frente do estabelecimento mostra quando um homem toma a faca da autora da tentativa de homicídio.
Terça-feira (17)
Vinicius Júnior é o melhor jogador do mundo em prêmio da FIFA. O atacante foi escolhido melhor jogador do mundo na premiação do Fifa The Best, que aconteceu nesta terça-feira (17) em Doha, no Catar.
O atacante do Real Madrid e da Seleção se juntou a Romário, Ronaldo Fenômeno (premiado três vezes), Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho (com dois troféus) e Kaká como os brasileiros eleitos nos diversos formatos da premiação da Fifa, criada em 1991.
Uma mulher, identificada como Isnara Edueidny Conceição Nunes, de 24 anos, foi morta a tiros dentro da própria casa, em Imperatriz, na região tocantina do Estado. O crime aconteceu na madrugada desta terça-feira (17), no bairro Nova Imperatriz, depois que Isnara recebeu uma ligação telefônica.
Segundo informações da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), dois homens em uma bicicleta entraram na residência e fizeram os disparos contra a vítima, que foi colocada de joelhos. Isnara morava há pouco tempo no bairro com a companheira que testemunhou o crime.
Quarta-feira (18)
O apresentador Luciano Huck foi visto, na quarta-feira (18), na cidade de Itapecuru-Mirim, interior do Maranhão. O apresentador do programa Domingão com Huck, da TV Globo, foi flagrado fazendo gravações pelas ruas da cidade.
Vídeos gravados por moradores da região circulam nas redes sociais. Nas imagens, é possível ver o apresentador em uma feira da cidade.
Quinta-feira (19)
Uma tentativa de feminicídio foi registrada em Nova Olinda do Maranhão. O crime aconteceu em um depósito de bebidas e teve como vítima Jéssica Silva Gomes, de 31 anos. O autor do ataque é Renato Mendonça Silva, de 51 anos, que utilizou um facão para tentar ferir a vítima.
De acordo com informações da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), a tentativa de feminicídio foi motivada após uma discussão entre os dois. Jéssica, ao presenciar Renato acompanhado de outra mulher, teria iniciado uma confusão. Mais tarde, ao se encontrar novamente com Renato no depósito de bebidas, ele tentou atacá-la com o facão. Jéssica resistiu e entrou em luta corporal com o agressor, sofrendo cortes nos pulsos e antebraço.
Sexta-feira (20)
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu não punir a equipe do Caxias-RS no “Caso Yuri Ferraz”, em processo que poderia livrar o Sampaio Corrêa do rebaixamento na Série C do Campeonato Brasileiro. No fim dessa quinta-feira (19), o STJD emitiu sua decisão em processo que a equipe maranhense pedia punição ao clube gaúcho por escalação irregular de Yuri Ferraz na Série C. A diretoria Tricolor argumenta que o atleta já havia atuado em quatro partidas quando defendia o ABC-RN e não poderia mais jogar por nenhum time no Brasileiro, porém ele jogou mais nove partidas pelo Caxias.
Já o Caxias, alega que um erro em uma súmula oficial induziu o clube ao erro. O tribunal entende que essa infração pode ter como culpados os árbitros do referido jogo ou o atleta, mas isenta o Caxias e o ABC de qualquer dolo. O Sampaio tentará ainda reverter essa decisão.
Sábado (21)
Um homem apontado por investigação como o principal suspeito de assassinar a ex-companheira no município de Penalva foi preso nessa sexta-feira (20). A vítima deste feminicídio foi Maria Lúcia Maia Moraes.
Na última quarta-feira (18), a mulher foi assassinada com vários golpes de faca. O crime foi cometido na casa do ex-casal, no povoado Malaquias, na zona rural do município. Com base na investigação inicial da Polícia Civil do Maranhão, o investigado não aceitava o término do relacionamento.
Saiba Mais
- Assalto à loja de carnes, guarda atropelado e família morre em acidente... veja o resumo da semana
- Suspeito de feminicídio encontrado morto, ônibus tomba, e Medina surfa no Maranhão... veja o resumo da semana
- Acidente na br-135, maranhense encontrado morto em MG... Veja o resumo da semana
- Homem ejacula em vendedora, UFMA pede investigação criminal contra historiadora, Rayssa é tetra no STU... veja o resumo da semana
- Perseguição, sequestro, homicídios e perdas no humor maranhense e no jornalismo... veja o resumo da semana
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.