ESCONDENDO O JOGO

São Luís é a sexta pior capital em transparência, diz estudo

A Transparência Internacional classificou São Luís como a sexta pior capital em transparência no Brasil, com nota 51 em uma escala de 0 a 100.

Ipolítica

Transparência Internacional condenou ineficiência da gestão Braide em expor gastos, resceitas e custos da Prefeitura de São Luís.
Transparência Internacional condenou ineficiência da gestão Braide em expor gastos, resceitas e custos da Prefeitura de São Luís. (Reprodução)

SÃO LUÍS - A Transparência Internacional (TI) divulgou nesta terça-feira (16) o Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), revelando que São Luís ocupa a sexta pior posição entre as 27 capitais brasileiras.

A capital maranhense obteve a nota 51 em uma escala que vai de 0 a 100. A primeira colocada é Vitória (ES), que alcançou a nota 99.

A avaliação negativa de São Luís deve-se à falta de dados suficientes sobre emendas parlamentares, contratações emergenciais, divulgação de agendas de prefeitos, salários de servidores municipais e incentivos fiscais, entre outros fatores.

Na Região Nordeste, São Luís está à frente apenas de Natal (RN) e Aracaju (SE) no ranking de transparência.

O estudo da TI analisa aspectos de governança, legislação, participação social, comunicação, plataformas, transparência administrativa e orçamentária, e obras públicas nas prefeituras avaliadas.

Na Câmara de São Luís, o prefeito Eduardo Braide é alvo de investigação por parte dos vereadores devido a contratos suspeitos. A situação levou à formação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.