Articulação

Direção nacional de federação autoriza saída de Othelino do PCdoB

Othelino havia deixado o partido no mês de abril, mas enfrentava resistência no âmbito da Federação Brasil da Esperança que reúne a sigla junto ao PT e ao PV.

Ipolítica

Othelino está oficialmente fora do PCdoB, depois de autorização de legenda
Othelino está oficialmente fora do PCdoB, depois de autorização de legenda (Divulgação)

SÃO LUÍS - A direção nacional da Federação Brasil da Esperança (PCdoB, PT e PV), autorizou a desfiliação do deputado estadual Othelino Neto do PCdoB. No mês de abril Othelino já havia formalizado o pedido de saída da legenda e posteriormente, a sua filiação no Solidariedade, mas enfrentava resistência na direção da federação no Maranhão.

No âmbito do estado, tanto o PV quanto o PT tentavam obter o mandato de Othelino junto à Justiça Eleitoral, com a argumentação de suposta infidelidade partidária. 

O imbróglio se estendia há pelo menos dois meses. Foi o que motivou Othelino recorrer a direção nacional, para poder conseguir a liberação do partido.

Luciana Barbosa de Oliveira Santos, presidente nacional do PCdoB e da federação, foi quem assinou o ato de desligamento do ex-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão. 

“[…] Fica consignado neste termo de anuência que o Partido Comunista do Brasil - PCdoB -, ao qual o referido deputado estadual era filiado também emitiu ato próprio de anuência, considerando que a direção estadual da agremiação partidária não possui mais interesse na permanência do referido filiado, razão pela qual a presidência nacional da Federação ratifica todos os termos, reconhecendo a justa causa para o desligamento e firmando o compromisso de não reclamar em juízo ou fora dele o mandato parlamentar exercido pelo deputado”, destaca trecho do documento. 

Justificativa

No fim do mês de abril, Othelino Neto explicou a sua saída do PCdoB, na ocasião de sessão na Assembleia Legislativa do Maranhão. Ele afirmou não se sentir mais à vontade na base do governo Carlos Brandão (PSB), por isso a desfiliação do partido comunista.

“[…] Como eu tenho dito nesta tribuna, o governo cada vez menos, na minha humilde avaliação, merece que este apoio continue acontecendo e o PCdoB tem esse olhar crítico, mas compõe ainda a base do governo e eu respeito a decisão do partido”, disse.

E completou: “E como, na situação em que está o Maranhão e especialmente em que estão as políticas públicas do Maranhão, eu não me sinto mais à vontade para considerar da base do governo  do estado, então o melhor foi, em comum acordo com o partido - partido pelo qual repito e enfatizo, tenho o máximo respeito e no qual tenho afinidades ideológicas intensas -, mas nesse momento foi melhor deixar o partido e buscar um novo caminho partidário onde eu possa exercer essa nova posição de quem não mais compõe a base do governo”, enfatizou.

O deputado pertence agora ao Solidariedade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.