Graves acusações

Silvana Noely afirma que seguirá cobrando respostas da Justiça contra Domingos Paz

Vereadora utilizou o seu perfil em rede social para afirmar que continuará em busca de justiça por supostas vítimas.

Ipolítica

Silvana Noely publicou um vídeo em seu perfil em rede social para tratar do tema
Silvana Noely publicou um vídeo em seu perfil em rede social para tratar do tema (Fabricio Cunha / Agência Câmara)

SÃO LUÍS - A vereadora Silvana Noely (PRD) utilizou o seu perfil em rede social para afirmar que continuará buscando respostas da Justiça contra as graves acusações que pesam contra o colega de Parlamento, vereador Domingos Paz (Podemos). Paz é alvo de denúncias de supostos abusos sexuais praticados contra menor de idade.

“Após as denúncias da TV [Mirante] eu fiz contato com advogados, procurei a Casa da Mulher Brasileira e a DPCA também. Me foi confirmado que haviam essas denúncias e que ambas corriam em sigilo. No dia 15 de dezembro, eu como presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara e da Mulher, entrei com pedido de afastamento de Domingos Paz enquanto durassem as investigações. Poucos dias depois eu fui procurada por uma das supostas vítimas. Curiosamente eu percebi uma semelhança entre o número que enviava mensagens para ela e o número que está no grupo dos vereadores [no whastapp], com o final 75”, disse.

E completou: “Diante de todas as alegações surgem três hipóteses: 1º o celular enviou magicamente essas mensagens, sozinho; 2º o celular foi clonado e nós temos um clone até hoje no grupo dos vereadores; e 3º, todas as supostas vitimas estão mentindo e sendo tiradas como loucas. Depois que eu entrei com pedido de afastamento e da ampla repercussão eu recebi um telefonema de uma outra suposta vítima, que me afirmou ter sido violentada desde os seus 12 anos. Mas isso eu não consigo falar para vocês, eu não consigo…”, disse.

Silvana Noely afirmou que existem ainda investigações em andamento. “Mesmo sendo questionada pelo meu posicionamento, vou seguir cobrando respostas. Não é por apenas um caso, mas é pela dignidade das mulheres”.

Comissão de Ética

No fim do ano passado a Comissão de Ética da Câmara Municipal de São Luís definiu o vereador Aldir Júnior (PL) como relator da denúncia de suposto abuso sexual contra menor, em que o vereador Domingos Paz é apontado como responsável. Nato Júnior (PSB) é o presidente do colegiado.

A denúncia de um novo suposto caso foi levado à Casa pela vereadora Silvana Noely (PSDB), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de São Luís. Ela formalizou a denúncia à Mesa Diretora e pediu - uma vez confirmada a autoria -, a cassação de mandato do colega de Parlamento. 

Domingos Paz negou a acusação e levou para a tribuna da Casa, na semana passada, supostas provas de inocência. Foram áudios e vídeos da suposta vítima e do pai dela, negando o abuso. Paz afirmou que é vítima de perseguição política. 

O relatório deverá ser entregue à Mesa no fim deste mês e pedirá a cassação de Domingos Paz, como adiantou ao Ipolítica o relator da matéria.

Após a apresentação do relatório, a decisão de afastar ou não o vereador do Podemos será do Plenário.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.