Em São Luís

Sinfra proíbe circulação de ciclistas no calçadão da Avenida Litorânea

De acordo com a secretaria, a ação tem como base o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e tem como propósito a segurança dos pedestres.

Imirante.com, com informações da TV Mirante

A Sinfra sinalizou a ciclovia de 6 km com imagens de proibição.
A Sinfra sinalizou a ciclovia de 6 km com imagens de proibição. (reprodução / TV Mirante)

SÃO LUÍS - A circulação de ciclistas no calçadão da Avenida Litorânea, em São Luís, em um trecho ao lado da faixa de areia foi proibida. A decisão foi tomada pela Secretaria de Infraestrutura do Maranhão (Sinfra), mas não agradou aos ciclistas que fazem a rota diariamente na área e alegam que foram pegos de surpresa com a medida.

A Sinfra sinalizou a ciclovia de 6 km com imagens de proibição, e afirma que a ação tem como base o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e tem como propósito a segurança dos pedestres que circulam pelo calçadão. A cicloativista Cris Quaresma reagiu com estranhamento a medida. Ela afirma que descobriu a proibição quando estava pedalando pela orla.

Leia também:

Ciclista morre atropelado por carro na Avenida dos Holandeses, em São Luís 

Morte de ciclista leva a críticas a projeto de Braide por falta de ciclovias 

Três ciclistas morreram em avenidas de São Luís em seis meses

“Nós estamos agindo com estranhamento. Segundo informações, a gente descobriu que esses símbolos foram colocados sábado na faixa compartilhada, pois aqui é uma faixa compartilhada”, disse.

Além do trecho na Avenida Litorânea, a falta de sinalização e retirada das ciclovias também afeta as principais avenidas da cidade. Na Avenida São Luís Rei de França, no bairro Turu, a faixa foi apagada por conta devido a uma obra da Prefeitura da capital.

Segundo informações da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas, São Luís possui apenas 40 km de vias voltadas para ciclistas sendo a quarta capital do país com menos quilometragem sinalizada. A cidade fica atrás somente de Macapá (AP) que conta com 18 km, Porto Velho (RO) com 23,53 km e Manaus (AM) que possui 26,15 km de ciclovias.

Nos últimos seis meses, três ciclistas morreram em avenidas de São Luís, vítimas de acidente de trânsito. A morte dos três ciclistas chamam a atenção para um grave problema de mobilidade urbana em São Luís, a falta de ciclovias (via separa da avenida para quem anda de bicicleta) e ciclofaixas (marcação na pista para uso dos ciclistas).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.