O mês de abril começou com muitas críticas à prefeitura de Anapurus, e sua gestora Professora Vanderly, depois que começou a circular um vídeo sobre a distribuição de peixes a populares por ocasião da Semana Santa. No vídeo, é possível ver os responsáveis pela entrega despejando o pescado sobre os beneficiários do programa. Também nas redes sociais, Professora Vanderly pediu desculpas pelo que chamou de "pequeno fato” e disse que repudia a atitude.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sobrevoou áreas atingidas pelas fortes chuvas no Maranhão no dia 9 de dezembro acompanhado do governador Carlos Brandão e outros ministros, Lula viu de perto a situação das cidades inundadas na região de Trizidela do Vale e Pedreira e visitou um abrigo em Bacabal.
No dia 11 de abril teve audiência de Flávio Dino na Comissão de Segurança da Câmara. O ministro foi convocado para falar sobre os atos de 8 de janeiro, ida ao Complexo da Maré e a política do governo federal sobre armas, dentre outros assuntos. No entanto, a reunião foi marcada por tumultuado desde o início dos trabalhos.
Em 12 de abril, o Plano Diretor de São Luís foi sancionado pelo prefeito Eduardo Braide (PSD). "Hoje é um dia histórico para São Luís. Com o novo plano diretor, nós conseguiremos destravar o desenvolvimento sustentável da nossa cidade, o que vai permitir a atração de investimento para a geração de milhares de empregos", destacou Braide, ao lado do presidente da Câmara Municipal, vereador Francisco Chaguinhas e da presidente do Incid, Érica Garreto.
Novo arcabouço fiscal foi entregue ao Congresso no dia 18 de abril. A entrega ocorreu em evento fechado no Palácio do Planalto, com participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva; do ministro da Fazenda, Fernando Haddad; e dos presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco.
Suspensão do Quinto Constitucional. A eleição do Quinto Constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Maranhão (OAB/MA) para o preenchimento de vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do estado (TJMA), foi suspensa pela Justiça Federal. A decisão é do juiz federal André Coutinho da Fonseca Fernandes Gomes.
Na resolução que regulamentou o processo eleitoral, há determinação de impedimento de participação no processo de profissionais que não estavam regularmente inscritos na Ordem ou inadimplentes. “[…] Somente poderão participar da consulta direta advogados e advogadas regularmente inscritos no Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil do Maranhão, que na data da divulgação do edital do artigo 3º do que trata desta Resolução, estiverem em dia com suas obrigações estatutárias e financeiras perante a entidade”.
No dia 30 de abril o governador Carlos Brandão (PSB) anunciou na tarde deste domingo (30) mudança no primeiro escalão do Governo. O secretário de Estado da Cultura, Paulo Victor (PCdoB) deixa a pasta e retorna à presidência da Câmara Municipal de São Luís. Para o seu lugar na Secma, assume o ex-secretário Yuri Arruda.
“Informo que o amigo e vereador Paulo Victor retorna ao comando da Presidência da Câmara de São Luís para continuar colaborando com o desenvolvimento de nossa capital. Agradeço todo o empenho de sempre. A Cultura contará novamente com Yuri Arruda como secretário. Vamos em frente”, escreveu o chefe do Executivo.
Saiba Mais
- Convento recebe Natalina da Paixão, Luciana Simões revisita Mystical Roots, Neto Rozz lança videoclipe: veja como foi o mês de dezembro
- Ed Sheeran no Brasil, terceiro filho de Virginia: veja o que foi destaque em setembro no Na Mira
- Carro do Milhão, essas e outras notícias de agosto
- Sandra Annenberg em São Luís, Rebeca Andrade ao som de Anitta e Manoel Gomes diverte web: relembre como foi o mês de agosto no Na Mira
- Iza descobre traição, Gisele Bündchen nos Lençóis Maranhenses e Xuxa relembra polêmica: veja como foi o mês de julho no Na Mira
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.