Valendo

Eduardo Braide sanciona Novo Plano Diretor de São Luís

Prefeito realizou solenidade pública para assinar documento.

Ipolítica

Braide sancionou plano aprovado mês passado
Braide sancionou plano aprovado mês passado (Reprodução/Instagram)

SÃO LUÍS- O prefeito Eduardo Braide sancionou, nesta quarta-feira (12), em solenidade no Palácio de La Ravardière, o Novo Plano Diretor de São Luís. O texto foi aprovado no mês passado pela Câmara Municipal, e encaminhado ao gestor da capital.

Segundo o prefeito, o novo plano permite a ampliação de políticas públicas importantes para o desenvolvimento de São Luís, com atenção para o ordenamento da cidade, a geração de emprego e renda, habitação, acessibilidade, saneamento básico, mobilidade urbana, produção agrícola, dentre outras áreas.

"Hoje é um dia histórico para São Luís. Com o novo plano diretor, nós conseguiremos destravar o desenvolvimento sustentável da nossa cidade, o que vai permitir a atração de investimento para a geração de milhares de empregos", destacou Braide, ao lado do presidente da Câmara Municipal, vereador Francisco Chaguinhas e da presidente do Incid, Érica Garreto.

Zoneamento - Com o novo plano aprovado, as atenções se voltam agora para a Lei de Zoneamento Ecológico-Econômico e Costeiro de São Luís. Na sexta-feira (14), a Câmara Municipal realizará uma audiência, proposta pelo vereador Álvaro Pires (PMN), com representantes de gestão, controle portuário e meio-ambiente e terá a presença de palestrantes especialistas da área.

A Lei de Zoneamento define os usos e atividades permitidas em cada porção do território costeiro da capital.

Na audiência, também serão discutidos projetos de lei de autoria de Álvaro Pires, que versam sobre a atuação portuária, como a proposta que cria a Cultura Oceânica de São Luís e a criação da Zona de Processamento de Exportação (ZPESLZ), dentre outros projetos.

O ZEECSLZ é um instrumento que visa o ordenamento territorial sob a perspectiva ambiental, estabelecido como instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente. Vale ressaltar que o ZEECSLZ é diferente do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), desenvolvido para o âmbito estadual, pois apresenta diferentes níveis de restrição, vinculação, imposição de regras e disciplinamento do território.

Diante da necessidade de implementar o Zoneamento Costeiro específico, o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro (PNGC) estabeleceu o ZEEC regulamentado pelo Decreto no 5.300/2004. É o PNGC é parte integrante da Política Nacional de Recursos do Mar (PNRM; Lei no 5.377/2005) e da PNMA, bem como se subordina aos princípios e objetivos genéricos da política ambiental.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.