São Luís

Criada CPI que investigará contratos na gestão de Eduardo Braide

A Câmara de São Luis no entanto ainda precisa instalar a Comissão. Esse processo está previsto para ser submetido ao Plenário na próxima segunda-feira (4).

Ipolítica

Atualizada em 01/12/2023 às 16h33

SÃO LUÍS- Foi publicado no Diário Oficial do município de São Luís o requerimento que cria a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará os contratos emergenciais da Prefeitura de São Luís. 

Os vereadores no entanto ainda precisa instalar a Comissão na Casa que seria a escolha de relator e demais cargos que compõem o colegiado. Esse processo está previsto para ser submetido ao Plenário na próxima segunda-feira (4). A CPI será formado por cinco membros e um suplente.

Na terça-feira (28), o vereador Beto Castro (PMB) que pede a abertura da CPI para investigar contratos emergenciais firmados entre a Prefeitura da capital e empreiteiras, na gestão do prefeito Eduardo Braide (PSD) leu o requerimento na sessão. 

A previsão inicial, no entanto, era de que a instalação somente ocorreria em fevereiro de 2024, proposta que foi recebida com resistência por parte de alguns vereadores, mas o processo continua bem rápido. 

Até o momento, a Prefeitura de São Luís não se manifestou ao Imirante sobre o caso. O espaço segue aberto a manifestação.

CPI publicada no Diário Oficial do Município
CPI publicada no Diário Oficial do Município

A possibilidade de abertura da CPI dos contratos emergenciais ganhou mais força em meio ao embate entre Câmara e Prefeitura de São Luís por conta dos precatórios do Fundef, no início do mês de novembro.

O presidente do Legislativo, vereador Paulo Victor (PSB), viu uma manobra desleal do prefeito Eduardo Braide (PSD) ao vetar emendas dos parlamentares ao projeto original, e depois mandar um segundo projeto com o mesmo teor das propostas. Em duro discurso, o parlamentar classificou o chefe do Executivo de “covarde”.

Na mesma ocasião, o socialista mencionou a possibilidade de abertura da CPI. "Essa CPI que vossas excelências estão hoje assinando mostrará de fato a quadrilha que é formada dentro desta Prefeitura, composta inclusive por parente dele [prefeito Eduardo Braide]. Chamaremos aqui irmãos que recebem em mãos de construtoras, irmãos do prefeito, e ele sabe o que eu estou falando porque a cidade inteira sabe”, disse o presidente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.