Indicadores

Maranhão tem o pior desempenho no IDH do país, diz Roberto Rocha

Senador apresentou relatórios e mapas do IDH de países da América Latina, que mostram posição desconfortável do Maranhão; ele comparou a dados de 2010 e constatou queda em indicadores.

Ipolítica

Roberto Rocha atuou como senador da República na legislatura passada
Roberto Rocha atuou como senador da República na legislatura passada (Roque de Sá/Senado)

SÃO LUÍS - O ex-senador Roberto Rocha apresentou dados do ranking do Índice do Desenvolvimento Humano (IDH) dos países da América Latina, de 2022, que mostram queda de indicadores do Maranhão quando comparados aos dados de 2010.

Em um dos mapas apresentados por Rocha, Maranhão aparece como o estado da federação de pior desempenho no ranking. Na avaliação de Rocha, o estado “caminhou para trás” nos últimos 8 anos. 

“Vocês lembram que na campanha eleitoral de 2022 eu fui praticamente o único candidato que denunciou que o Maranhão estava andando para trás, igual caranguejo? Pois é. Agora os números oficiais vêm confirmar o que eu dizia”, disse.

E completou, apresentado o mapa dos países e estados da América Latina. 

“Vejam este mapa que foi feito a partir dos dados do IDH com todos os países e estados da América do Sul. Vocês estão vendo que o Maranhão é o único amarelo em todo o Brasil. Pois é, isso significa que das três dimensões do IDH [renda, educação e longevidade], repito, Índice de Desenvolvimento Humano, o Maranhão tem o pior índice do Brasil. Infelizmente, já tínhamos a pior renda per capita do Brasil e agora também temos o pior IDH do Brasil”, pontuou. 

Leia também: Assembleia discute reforma tributária aprovada na Câmara Federal

Roberto Rocha comparou o desempenho, ao alcançado pelo estado em 2010, quando a posição era melhor.

“Agora vejam para este mesmo mapa em 2010. O Maranhão, pelo menos, não estava sozinho. Estava junto do Piauí, Pará e Alagoas. Ou seja, nos 8 anos do Governo do Partido Comunista (PCdoB) o Maranhão só fez piorar. Nós saímos da frigideira para o fogo”, completou.

Extrema pobreza

Relatório divulgado pelo IBGE em 2021, mostram que cerca de 400 mil pessoas entraram na faixa da extrema pobreza no Maranhão de 2015 a 2019.

No ano passado, um segundo relatório do IBGE mostrou que no Maranhão, quase 1,5 milhão de pessoas vivem na miséria, em busca de algo para comer. O levantamento também mostrou que Maranhão o estado que proporcionalmente, há um maior número de pessoas na extrema pobreza.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.