Análise

Comissão compartilhada deixa Cleber Verde sem força no MDB

O deputado recém chegado no partido não será soberano na comissão provisória de São Luís que ele presidirá; isto deixa a tentativa de levar o MDB para Braide mais difícil.

Carla Lima/Ipolítica

Formação de comissão compartilhada foi definida no início da semana em reunião entre Verde, Roseana e Roberto
Formação de comissão compartilhada foi definida no início da semana em reunião entre Verde, Roseana e Roberto (Reprodução/redes sociais)

 SÃO LUÍS - Ao contrário do que estava esperando, o deputado Cleber Verde não reinará na direção municipal do MDB em São Luís. Ele entrou no partido com a promessa de que seria soberano na legenda e que, com isso, poderia levar o partido para a ala de apoio a reeleição do prefeito Eduardo Braide (PSD). Mas isto não se confirmou.

Verde terá minoria na comissão provisória que será instalada nos próximos dias. Ele será o presidente desta comissão (conforme acertado com o presidente nacional emedebista, Baleia Rossi) e ainda indicará outro membros.

A comissão terá mais três membros e todos ligados a nomes da direção estadual conforme mostrou o Imirante na última segunda-feira, 26, logo após o término da reunião entre os deputados Roseana Sarney, Roberto Costa e Cleber Verde.

Na prática, Cleber fica com a minoria na tomada de decisão da legenda. Isto deixa mais distante a intenção de garantir o apoio do MDB ao prefeito Eduardo Braide. 

Por outro lado, a direção estadual não deixa de “agradar” Cleber Verde ao deixa a “esperança” de uma possível aliança com Braide em 2024 e, assim, garantindo que o novo emedebista mantenha seu tímido espaço na Prefeitura de São Luís, que é a Secretaria de Esporte.

Esta composição de uma comissão compartilhada também mostra a Verde que a tendência mais forte no MDB é o partido se manter caminhando ao lado do governador Carlos Brandão (PSB). E, por isso, o apoio da legenda deve ser ao candidato que terá o apoio do Palácio dos Leões.

Resta a Cleber Verde agora tentar recomeçar um diálogo entre Brandão e Braide - que existiu, mas foi interrompido pelo próprio prefeito - para tentar levar o MDB para a candidatura a reeleição do prefeito.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.