Acidente

Policial que caiu em voçoroca manobrava veículo em área sem sinalização em Buriticupu

Acidente aconteceu na madrugada dessa segunda-feira (2).

Imirante.com

Policial caiu com veículo em voçoroca. (Foto: Reprodução)
Policial caiu com veículo em voçoroca. (Foto: Reprodução)

BURITICUPU - Está fora de perigo o policial militar aposentado José Ribamar Silveira, de 71 anos, que caiu com o veículo em uma voçoroca, na madrugada dessa segunda-feira (2), em Buriticupu, cidade a 413 km de São Luís. O idoso manobrava a caminhonete em uma área sem sinalização quando não viu a beirada do abismo e caiu de uma altura de aproximadamente 80 metros.

A informação é da Polícia Militar (PM) de Buriticupu, onde o acidente aconteceu. José Ribamar Silveira foi socorrido com vida, por volta das 7h, e segue internado após sofrer fraturas em um dos braços e no pé.

De acordo com a PM, a região onde José passava era escura. O militar aposentado passou por uma área onde antes havia uma sinalização de madeira, mas que foi retirada por um morador.

Quando viu que estava perto de uma voçoroca, ele tentou dar a ré pra seguir por outro caminho, mas as rodas traseiras passaram da beira do precipício e o policial não conseguiu evitar a queda de cerca de 80 metros.

Voçorocas

As crateras são pequenos fenômenos geológicos que surgem como fendas no solo, geralmente provocadas pela água da chuva. Se nada é feito para conter, uma cratera pode chegar ao grau de voçoroca, quando atinge um lençol freático.

Essas crateras surgem a partir de processos de erosão acelerados pela ação da chuva, devido às enxurradas, em áreas com solos sem cobertura vegetal.

Voçocora ameaça 'engolir' casas no interior do Maranhão. (Foto: Reprodução / Jornal Nacional)
Voçocora ameaça 'engolir' casas no interior do Maranhão. (Foto: Reprodução / Jornal Nacional)

Segundo o professor Fernando Bezerra, o surgimento de novas crateras podem ser prevenidas para evitar tragédias de maiores proporções. Para isso, é necessário investir na proteção do solo com a cobertura da manutenção vegetal da área próxima, principalmente em locais com alta declividade e próximo as nascentes de rios. 

Além disso, deve-se evitar queimadas e desmatamento em áreas próximas, devido à instabilidade do solo. E para uma maior eficácia, as autoridades também precisam investir em infraestrutura com esgotamento sanitário, drenagem urbana e retirar da região a população em torno das cabeceiras das crateras.

Imóveis engolidos

Nos últimos 10 anos, só uma voçoroca engoliu três ruas e mais de 50 casas em Buriticupu. Parte da Vila Santos Dumont desapareceu completamente e as casas que ainda não desabaram estão próximas aos barrancos e foram abandonadas. A família do serralheiro João Otávio Farias perdeu 14 casas de aluguel.

Os enormes abismos já fizeram desaparecer parte do bairro Nestor Lemes, em Bom Jesus das Selvas. A cidade tem 28 anos de emancipação, e quando ainda pertencia ao município de Santa Luzia, a rua 7 de Setembro era uma das principais da cidade e, agora, está praticamente cortada pela voçoroca que já engoliu outras ruas próximas. Muitas casas desabaram com as erosões e outras foram abandonadas pelos moradores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.