Análise

André Fufuca pode declinar de indicação para ser relator da CPMI

Deputado federal do Maranhão foi indicado pelos nove líderes do bloco do qual faz parte para ser o relator da comissão; trabalho de líder do PP na Câmara pode levar ele não aceitar a indicação.

Carla Lima/Ipolítica

Atualizada em 27/04/2023 às 10h52
Articulado na Câmara dos Deputados, André Fufuca é líder do PP e indicado para ser o relator da CPMI do 8 de janeiro
Articulado na Câmara dos Deputados, André Fufuca é líder do PP e indicado para ser o relator da CPMI do 8 de janeiro (Marcelo Rodrigues / Rádio Mirante AM)

SÃO LUÍS - Cotado para assumir a relatoria da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro no Congresso Nacional, o deputado federal do Maranhão, André Fufuca (PP), pode declinar desta indicação. Motivo: dificuldade em conciliar o trabalho na liderança de seu partido com a investigação no Congresso.

O parlamentar fala somente de trabalho, de atividades nas duas funções. Mas vai além disto.

André Fufuca é o responsável pelas conversas e articulações do Progressistas com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. É dele a função conciliar os interesses de sua legenda e aliados do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, com o Palácio do Planalto.

Dependendo dos rumos da CPMI, este trabalho de articulação pode conflitar com o relatório que será produzido sobre o 8 de janeiro. Pode ser conflito com os interesses do governo e também do Centrão, que o PP faz parte.

Fora isto, tem a especulação de que ele pode assumir a presidência da CPMI. Mas se for por conflito de trabalho realmente, o trabalho na presidência da comissão é grande também.

Mas Fufuca ainda não bateu o martelo sobre o assunto. Ele ainda analisa se entrará na “bola dividida” que é a relatoria da CPMI no Congresso Nacional.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.