aniversário

OS 93 ANOS DE SARNEY: Um breve relato de uma longa história

Escritor, político e intelectual, José Sarney completa 93 anos nesta segunda.

Ian Sousa e José Linhares Jr

Atualizada em 24/04/2023 às 15h35
Escritor consagrado e político vitorioso, Sarney faz parte da história da literatura e da política nacional.
Escritor consagrado e político vitorioso, Sarney faz parte da história da literatura e da política nacional. (Reprodução)

SÃO LUÍS - O dia 24 de abril marca o aniversário de um homem que figura entre dos maiores literários brasileiros. Além disso, e para manter a tradição do estado natal de intelectuais que dedicaram a vida também à política, a data ainda marca o nascimento do político com mais tempo de vida pública no país atualmente. José Sarney completa hoje 93 anos de idade.

Eleito para ocupar a 38ª cadeira da Academia Brasileira de Letras ainda em julho de 1980, Sarney consolidou sua carreira de literato ainda na década de 1950, com a obra A Canção Inicial. Aos 22 anos de idade o maranhense de Pinheiro iniciava uma carreira literária que já acumula cerca de 30 obras traduzidas em dezenas de idiomas e milhares de artigos publicados em infinitos jornais e sites.

Natural de Pinheiro, José Sarney formou-se em direito na Universidade Federal do Maranhão em 1953.

Dois anos após iniciar-se nas letras, Sarney entrou na vida pública. Ainda em 1954, com 24 anos de idade, disputou uma eleição para o cargo de deputado federal. Suplente, assumiu o cargo em algumas ocasiões ao longo dos anos posteriores. 

Ao longo desses mais de 60 anos de vida pública, Sarney foi presidente da República, vice-presidente, governador do Maranhão, além de senador da República e deputado federal. Sarney foi eleito governador do Maranhão em 1965.

Se na década de 1950 o início da jornada nas letras antecedeu o nascimento da carreira política, nos anos 1980 a chegada à academia reservada aos maiores literatos antecipou o cargo máximo da política local.  

Em 1985 foi escolhido como candidato a vice-presidente na chapa encabeçada por Tancredo Neves. Tancredo então venceu a eleição contra Paulo Maluf, candidato dos militares. No entanto, por problemas de saúde, Tancredo Neves morre pouco antes de tomar posse. Sarney acabou assumindo a presidência de maneira definitiva, sendo o 31° presidente do Brasil. 

A principal marca do seu governo foi a convocação da Assembleia Nacional Constituinte de 1987, que redigiu a Constituição brasileira de 1988, substituindo a constituição ditatorial de 1967.

Na carreira política, Sarney ainda foi senador pelos estados do Maranhão e Amapá, onde durante seus mandatos presidiu o Senado Federal em três ocasiões. No ano de 2014, anunciou sua aposentadoria da política.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.