SÃO LUÍS – Vereadores da Câmara Municipal de Bacabeira participaram, nesta segunda-feira (6), de um encontro com o ex-presidente da República José Sarney, em sua residência, na capital maranhense. Na ocasião, os parlamentares realizaram a entrega do Título de Cidadão Bacabeirense, honraria aprovada pelo Legislativo municipal no ano passado.
A solenidade de entrega estava prevista para ocorrer na sede da Câmara de Bacabeira, mas Sarney não pôde comparecer à época. Diante disso, os vereadores optaram por realizar a entrega de forma simbólica em São Luís.
Participaram do encontro os vereadores Jefferson Calvet, Branco de Babú, Capitão Lucas, Felipe Nery, Pedro Moraes, Emanuel, Hélio e Branco Coelho.
Além do título, o ex-presidente recebeu um exemplar do livro Bacabeira: dias de lutas, dias de glória, de autoria do vereador Jefferson Calvet. A obra reúne registros históricos e relatos sobre a formação e o desenvolvimento do município.
O encontro foi encerrado com um momento de oração, em que os presentes se uniram em fé para pedir bênçãos para Bacabeira, para o Maranhão e pela plena recuperação da deputada federal Roseana Sarney, filha do ex-presidente, que conclui tratamento de saúde em São Paulo.
Sarney é homenageado pelos 40 anos da redemocratização no Brasil
A homenagem concedida por Bacabeira soma-se a outras recentes reverências à trajetória de José Sarney. Em 2025, o ex-presidente foi amplamente homenageado por diversas instituições, como o Senado Federal, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Congresso Nacional e a Assembleia Legislativa do Maranhão, em razão dos 40 anos da redemocratização do Brasil.
O período iniciado com a posse de Sarney, em 1985, marcou o mais longo ciclo democrático ininterrupto da história republicana brasileira, destacando seu papel na transição pós-ditadura militar e a importância da conciliação política para a consolidação da democracia no país.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.