Investigação

Médico nutrólogo preso em São Luís fazia parte de esquema interestadual de venda de anabolizantes, revela polícia

O médico Reges Júnior foi preso pela polícia na manhã de sexta-feira (31), na Região Metropolitana da capital; ele foi solto no sábado (1º) por decisão da Justiça.

Imirante.com

Atualizada em 04/04/2023 às 12h21
Médico nutrólogo Reges Júnior participa de esquema interestadual de venda de anabolizantes, segundo as investigações da Polícia Civil. (Foto: Reprodução / TV Mirante)
Médico nutrólogo Reges Júnior participa de esquema interestadual de venda de anabolizantes, segundo as investigações da Polícia Civil. (Foto: Reprodução / TV Mirante)

SÃO LUÍS - Investigado por venda ilegal de anabolizantes e outros remédios não autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o médico nutrólogo Reges Júnior também vendia produtos para fora do Maranhão, integrando, assim, um esquema de tráfico interestadual de anabolizantes. A informação consta em um relatório da Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), que investiga o caso.

As investigações tiveram início em 2021, após a prisão de Francisco Itallo Castro Santos, que na época foi detido em posse de uma arma de fogo sem autorização. Durante a prisão, os policiais civis apreenderam um aparelho celular de uso pessoal do suspeito.

Após uma busca no celular de Francisco, a polícia localizou conversas entre ele e o médico Reges Júnior, que revelaram a venda ilegal de anabolizantes. A partir disso, a Polícia Civil iniciou de imediato as investigações.

Em depoimento à polícia, após a prisão, Francisco Itallo relatou que havia conseguido a arma com um policial militar, identificado como 'Belfort', sob ordens do médico nutrólogo, para quem ele trabalhava como motorista.

A polícia determinou a prisão em flagrante de Francisco por conta do conteúdo presente no celular de Francisco Itallo. Em depoimento aos agentes, ele relatou com detalhes o esquema criminoso.

Esquema

De acordo com a polícia, em depoimento, Francisco Itallo revelou que atuava como uma espécie de 'capanga' do médico Reges Júnior, sendo responsável por fazer cobranças com uso de violência, tráfico de esteroides anabolizantes de forma ilícita e compras de arma de fogo. O trabalho era feito por uma remuneração mensal de R$ 2 mil.

O suspeito também relatou que Reges Júnior constantemente procurava por armas de fogo, em especial, por aquelas que não tinham registro. As investigações apuraram que as armas eram obtidas por meio de vendas feitas por policiais militares, revelando um esquema interestadual e internacional de tráfico já que, algumas das armas tinham como origem o Paraguai.

Venda interestadual dos produtos

As investigações da Polícia Civil também descobriram um esquema interestadual de venda de anabolizantes entre Reges Júnior e Diego Sousa Silveira, identificado como 'Diego Anabolizantes', apontado como fornecedor do médico.

De acordo com a polícia, há trechos de conversas que apontam para o caráter interestadual de anabolizantes, uma vez que há menções de envio de parte dos produtos para São Paulo.

Ainda segundo as investigações, as vendas eram intermediadas por Francisco Itallo, sob orientação do médico nutrólogo e os valores dos produtos eram depositados na conta de uma uma laranja, identificada como Tatiana Nazaré Santos.

A polícia informou, também, que as investigações constataram que Reges Júnior comprava esteroides de maneira irregular no mercado clandestino e revendia aos seus pacientes. A clínica e a residência do médico serviam como local de armazenamento dos produtos.

Prisão

O médico Reges Júnior foi preso pela polícia na manhã de sexta-feira (31), em sua residência, no bairro Araçagi, na Região Metropolitana de São Luís, durante a Operação Hipócritas, da Polícia Civil. Ele chegou a ser mandado para Centro de Triagem do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, onde passou a noite, mas foi solto no sábado (1º), após uma decisão da Justiça do Maranhão.

Reges Júnior chegou a ser encaminhado para o Centro de Triagem de Pedrinhas. (Foto: Divulgação)
Reges Júnior chegou a ser encaminhado para o Centro de Triagem de Pedrinhas. (Foto: Divulgação)

Na clínica de propriedade de Reges Júnior, localizada no bairro Calhau, em São Luís, foram apreendidos frascos de anabolizantes e medicamentos não autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), durante a ação da polícia.

Fracos de anabolizantes encontrados na clínica do médico. (Foto: Divulgação / Polícia Civil)
Fracos de anabolizantes encontrados na clínica do médico. (Foto: Divulgação / Polícia Civil)

Contudo, em nota assinada por Reges Júnior e divulgada em sua rede social, o médico nutrólogo negou que foi preso e se diz vítima de 'fake news'. O perfil do médico no Instagram, onde a nota foi divulgada, foi desativado.

Médico foi preso em sua residência, no bairro Araçagi, na Região Metropolitana de São Luís. (Foto: Divulgação / Polícia Civil)
Médico foi preso em sua residência, no bairro Araçagi, na Região Metropolitana de São Luís. (Foto: Divulgação / Polícia Civil)

Sindicância

O Conselho Regional de Medicina do Maranhão (CRM-MA) informou que vai abrir uma sindicância pra investigar o comportamento ético do médico Reges Júnior.

O policial militar, que também foi preso durante a operação, segue detido no Comando-Geral da Polícia Militar do Maranhão (PMMA). A corporação se comprometeu a abrir um procedimento administrativo pra investigar o possível envolvimento do cabo no comércio ilegal de medicamentos.

A Polícia Civil informou que Diego Sousa Silveira, identificado como 'Diego Anabolizantes', continua foragido.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.