Em solo maranhense

Brandão também não irá a China após cancelamento da agenda de Lula

Governador dará continuidade a compromissos no estado e aguardará a confirmação de nova data para a missão junto à comitiva de Lula para a China.

Ronaldo Rocha / Ipolítica

Carlos Brandão não viajará mais para a China após cancelamento da agenda de Lula
Carlos Brandão não viajará mais para a China após cancelamento da agenda de Lula (Divulgação)

SÃO LUÍS - O governador Carlos Brandão (PSB) cancelou a sua ida à China, após o Governo Federal ter anunciado a desistência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de compromissos no país asiático.

Lula foi diagnosticado com uma broncopneumonia e por orientação médica, decidiu cancelar compromissos que já estavam firmados na China. 

Depois dele, oito ministro decidiram também cancelar ida ao país que é o maior parceiro econômico do Brasil. 

Com a ausência de Lula e dos ministros na comitiva, Brandão também decidiu desistir da agenda e aguardar a nova data em que o presidente visitará o país asiático. 

No fim de semana, Brandão deu continuidade a sua agenda de trabalho e anunciou a decreto com a inclusão de 21 municípios no quadro de situação de emergência. 

Na manhã desta segunda-feira, ele comentou parecer técnico do Ministério Público, que atesta que a proposta de reajuste salarial feita aos professores grevistas, já está no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Ele dará agora, continuidade a uma série de compromissos no estado, com atenção voltada aos impactos das fortes chuvas e que já atingiram mais de 31 mil famílias maranhenses. 

Cancelamentos

Ao todo, oito ministros anunciaram cancelamento de agenda na China após a decisão de Lula de não ir mais ao país asiático neste período, até que fique completamente recuperado da broncopneumonia. 

Além de Fernando Haddad (PT), da Fazenda, os sete ministros que desistiram da missão internacional, foram: Mauro Vieira, das Relações Exteriores; Margareth Menezes, da Cultura; Alexandre Silveira, de Minas e Energia; Juscelino Filho, das Comunicações; Luciana Santos, da Ciência Tecnologia e Inovação; Marina Silva, do Meio Ambiente e Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura. 

O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado Federal, também informou por meio da assessoria que não viajará mais para a China neste momento. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.