Alerta!⛈️

Saiba o que fazer em caso de chuvas intensas, alagamentos e enxurradas no Maranhão

O Inmet emitiu um alerta vermelho para risco de chuvas cima de 100 mm/dia em parte do Maranhão

Imirante, com informações da Secom

Atualizada em 15/03/2023 às 06h44
Alagamento na avenida General Arthur Carvalho deixa carros presos.
Alagamento na avenida General Arthur Carvalho deixa carros presos. (Foto: Matheus Soares/Grupo Mirante)

SÃO LUÍS - Em caso de alagamentos, enxurradas e inundações, durante fortes chuvas, a população pode tomar algumas medidas de segurança para se proteger, como ficar atenta às informações meteorológicas e aos avisos das autoridades sobre a possibilidade de alagamentos e inundações.

Se você mora ou trabalha próximo a rios e lagos, fique atento ao nível da água, pois você poderá ficar isolado caso o nível esteja subindo.

Use rotas alternativas, é preciso se distanciar de áreas inundadas ou com enxurradas, evitando a força da água que pode arrastar pessoas e veículos. Se estiver em casa, desligue a energia elétrica e os aparelhos eletrônicos antes de sair. Se houver risco de inundação em sua casa, desligue o registro de gás e retire os móveis e objetos para locais mais altos.

Leia mais:

No Anil, famílias são aconselhadas a deixarem suas casas após fortes chuvas

Evite contato com a água, ela pode estar contaminada com bactérias, produtos químicos e até mesmo vírus como a leptospirose. Caso precise sair de casa, use roupas leves e sapatos antiderrapantes. 

Procure abrigo em lugares seguros, como prédios altos, igrejas ou escolas. Porém, se estiver em um veículo durante uma enxurrada, mantenha as janelas fechadas e busque um local seguro para estacionar.

“Se não conseguir escapar do alagamento com o seu carro, a pessoa deve desligar o veículo, retirar o cinto de segurança, abrir os vidros das janelas e pedir ajuda ligando para o Corpo de Bombeiros. Quando estiver com crianças no carro, a recomendação é redobrada para evitar sair quando estiver chovendo forte, pois em uma situação de enxurrada, pode não dar tempo de seguir as instruções de saída do veículo”, recomendou o major Lisboa do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA).

Em caso de emergência em saúde, ligue para os números de emergência da sua região e siga as instruções das autoridades.

Como pedir ajuda

O número do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão é 193, este é número é utilizado em todo o estado para emergências que envolvam incêndios, resgates, salvamentos, entre outras situações que exijam a atuação dos bombeiros. Além disso, em caso de emergência médica, o número 192 é utilizado para acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Caso sejam notados sinais de desabamento, infiltração e barulhos estranhos em residências ou espaços públicos, assim como movimentação de postes ou árvores, abandone imediatamente o local e acione a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC/MA), por meio dos números (98) 98421-0091 (somente via ligação) ou (98) 3212-1521.

Alerta vermelho

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para chuvas acumuladas em parte do Maranhão, com risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, bem como deslizamentos de encostas. O grau de severidade é classificado como "grande perigo".

O alerta começou a valer a partir das 9h55 desta terça-feira (14) e vai até às 10h de quarta (15). Segundo a previsão, é esperado chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia.

As regiões afetadas pelo alerta vermelho são norte, oeste e centro do Maranhão. Para as demais regiões do Estado, o Inmet emitiu um alerta laranja para chuvas intensas, com previsão de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos.

Participação do internauta

Quer relatar aqui no Imirante a situação da sua rua ou de algum local com alagamento/enxurrada na Grande São Luís ou no interior do Estado? Faça o registro em vídeo ou foto e envie para o WhatsApp da redação.

Alagamentos

Condutores de veículos passaram sufoco no Renascença e na Estrada de Ribamar, por exemplo. Imagens mostram um motorista ilhado sem ter como tirar o veículo do lugar. Em outro vídeo, um homem aparece tentado segurar a moto que era arrastada pela força da água. Veja:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.