2º turno

Votação do Plano Diretor será concluída na Câmara de São Luís

Apreciação em segundo turno de matéria ocorrerá nesta segunda-feira; texto foi aprovado em primeiro turno no início do mês por 26 votos favoráveis e apenas dois contrários.

Ipolítica

Vereadores vão apreciar projeto de Plano Diretor em segundo turno nesta segunda-feira
Vereadores vão apreciar projeto de Plano Diretor em segundo turno nesta segunda-feira (Leonardo Mendonça)

SÃO LUÍS - A Câmara Municipal de São Luís concluirá nesta segunda-feira a votação do Projeto de Lei nº 0174/2019, o novo Plano Diretor de São Luís. O texto foi aprovado em primeiro turno no dia 1º de março, por 26 votos favoráveis e apenas dois contrários. Hoje ocorrerá a apreciação em segundo turno.

Na ocasião do primeiro turno houve muita polêmica, discussões acirradas no Plenário e protesto de entidades que queriam a retirada da matéria de pauta. 

Naquela ocasião, o vereador Francisco Carvalho (Avante) chegou a afirmar ter sido agredido por uma mulher e pediu para que então presidente, Paulo Victor (PCdoB), retirasse visitantes da galeria, que vaiavam pronunciamento de Astro de Ogum (PCdoB).

A sessão de hoje será conduzida pelo presidente Francisco Chaguinhas (Podemos), que assumiu a cadeira de Paulo Victor, hoje secretário de Estado da Cultura.  

Plano Diretor

A atualização da Lei nº 4.669/2006, que trata da revisão do Plano Diretor, tramita com algumas alterações em relação à norma vigente. A regra atual, por exemplo, conta com 168 artigos, enquanto a proposta de revisão conta com 208 artigos. Além disso, 19 artigos foram excluídos; 86 artigos permaneceram sem alteração; 63 artigos alterados e/ou atualizados; e 59 artigos incluídos + atualização de tabelas e mapas.

No título que trata da política rural, a proposta prevê a exclusão da área de transição entre zona urbana e zona rural, criação do conselho municipal rural sustentável e a criação do fundo de desenvolvimento rural sustentável.

Já no título que trata parte do uso do solo urbano e rural, foram incluídos 09 artigos, alteração no macrozoneamento ambiental e alteração no macrozoneamento urbano. Atualizações relacionadas à acessibilidade contam com inclusão de 13 artigos que estão estruturados conforme a Lei nº 12.587/12 – Política Nacional de Mobilidade Urbana que compatibiliza a Lei de Mobilidade Urbana de São Luís (Lei nº 6.292/17) com a norma urbanística.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.