Patrimônio da Humanidade

Unesco aprova critérios técnicos e anuncia visita aos Lençóis Maranhenses

Governador Carlos Brandão disse ter recebido carta da Unesco com aprovação de todas as exigências técnicas para título de Patrimônio da Humanidade.

Ronaldo Rocha / Ipolítica

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses pode se tornar Patrimônio Natural da Humanidade
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses pode se tornar Patrimônio Natural da Humanidade (Foto: Paulo Soares/Grupo Mirante)

SÃO LUÍS - A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) anunciou ao Governo do Maranhão uma avaliação presencial no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que concorre ao título de Patrimônio Natural da Humanidade. 

A informação é do governador Carlos Brandão (PSB). O chefe do Executivo Estadual revelou ter recebido uma carta da organização com aprovação de todas as exigências técnicas da candidatura apresentada pelo parque. 

“Recebemos uma carta da Unesco informando que a candidatura dos Lençóis Maranhenses a Patrimônio Natural da Humanidade atendeu a todas as exigências técnicas. E que uma comissão da entidade virá ao Maranhão fazer uma avaliação presencial do Parque”, afirmou o governador.

“Essa é uma etapa importante rumo à conquista do título. Não tenho dúvida de que eles sairão daqui encantados com esse paraíso natural, orgulho de todos os maranhenses”, enfatizou Brandão. 

Candidatura

No início do mês de fevereiro a Delegação do Brasil à Unesco apresentou a candidatura do Parque dos Lençóis com um dossiê que apresentava a riqueza natural do local. 

O documento foi produzido pelo Ministério do Meio Ambiente e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Na confluência entre Cerrado, Caatinga e Amazônia, as paisagens mais conhecidas deste Parque Nacional, criado em junho de 1981, são as lagoas cristalinas que ficam entre as dunas e são perfeitas para um banho refrescante após uma caminhada nas areias, segundo o dossiê.

As lagoas, que são o principal atrativo do parque, se formam durante o período de chuva, logo, o melhor período para visitas é de maio a setembro. A partir daí, conforme avança o período da estiagem, o nível tende a diminuir.

Recentemente o Parque apareceu numa lista do jornal americano The New York Times como um dos lugares para se visitar em 2023.

A publicação ganhou forte destaque no Brasil e fortaleceu a candidatura do parque ao título de Patrimônio Natural da Humanidade. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.