TÍTULO

Deputados celebram título de Patrimônio dos Lençóis Maranhenses

Certificação da Unesco destaca importância ambiental e turística do parque.

Kailane Nunes

Lençóis Maranhenses
Lençóis Maranhenses (Foto: Divulgação)

MARANHÃO - Os deputados estaduais Ana do Gás, deputado Catulé Júnior e Florêncio Neto celebraram a concessão do certificado de Patrimônio Natural da Humanidade aos Lençóis Maranhenses. 

Em seu discurso, o deputado Florêncio Neto disse que o dia 15 de agosto de 2025 representa um marco histórico para o Brasil e especialmente para o Maranhão.

“Trata-se de uma data marcante, pois foi entregue a certificação da Unesco, conferindo ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses o Título de Patrimônio Natural da Humanidade. Destaco os 155 mil hectares que compõem aquele parque e, mais do que isso, uma biodiversidade invejável da sua fauna, da sua flora, cuja manutenção é, sem nenhuma dúvida, responsabilidade de cada um de nós”, declarou o deputado.

Catulé Júnior por sua vez posicionou os Lençóis Maranhenses de forma privilegiada no mercado internacional.

“Essa certificação é uma marca de credibilidade que posiciona os Lençóis Maranhenses de forma privilegiada no mercado internacional. Ela facilita a venda do destino pelas operadoras mundiais e coloca o nosso estado em evidência no cenário global do turismo”, afirmou o parlamentar, que já atuou diretamente na gestão do setor turístico do Maranhão.

A deputada Ana do Gás disse que teve a chance de viver um final de semana espetacular na cidade de Barreirinhas.

“Eu pude participar da cerimônia na qual a população de Barreirinhas celebrou esse Título que foi conquistado com muito esforço, ao lado da nossa presidente, deputada Iracema Vale; do prefeito Vinícius, do nosso governador Carlos Brandão, do secretário Orleans Brandão, do Rubens Pereira, da nossa ministra Marina Silva, de representantes da ICMbio, da Unesco”, afirmou a deputada.

Lençóis Maranhenses se tornam Patrimônio Natural da Humanidade

Em julho de 2024, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses recebeu o título de Patrimônio Natural da Humanidade, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A decisão do comitê que analisou 27 candidaturas ocorreu durante a 46ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial em Nova Déli, na Índia.

Os Lençóis Maranhenses era o único representante do Brasil na lista, que concorria com China, Reino Unido, Irlanda do Norte, Bósnia e Herzegovina. O selo foi dado pela Unesco e valoriza a importância ambiental dos lugares e a necessidade da sua preservação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.