É do Maranhão!🌅

The New York Times destaca os Lençóis Maranhenses entre os melhores destinos turísticos para visitar em 2023

Na lista dos 52 lugares para ir em 2023, o destino aparece em 11º lugar.

Imirante, com informações da Secom

Atualizada em 30/01/2023 às 06h40
Lagoas verdes e azuis dos Lençóis Maranhenses são destaque em importante jornal. (Foto: Paulo Soares/Grupo Mirante)
Lagoas verdes e azuis dos Lençóis Maranhenses são destaque em importante jornal. (Foto: Paulo Soares/Grupo Mirante)

BARREIRINHAS - Levando em conta a recuperação do trade turístico global e o desejo que as pessoas têm de explorar o mundo, após a pandemia da Covid-19, o jornal The New York Times criou a lista de “52 lugares para ir em 2023”, na qual o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses aparece bem indicado em 11º lugar.

A lista de sugestões, que traz detalhes sobre comida, cultura, aventura e beleza natural dos locais, detalha os Lençóis como um “parque aquático natural de outro mundo”, com dunas brancas deslumbrantes e piscinas de água-marinha.

Roteiro é descrito com ênfase nas dunas brancas deslumbrantes e piscinas de água-marinha. (Foto: Reprodução/The New York Times)
Roteiro é descrito com ênfase nas dunas brancas deslumbrantes e piscinas de água-marinha. (Foto: Reprodução/The New York Times)

A jornalista de Meio Ambiente e Viagens, Shannon Sims, descreve a sua experiência no Parque e as lagoas que, para ela, são “sobrenaturais”. 

Leia mais:

Lençóis Maranhenses concorrem ao título de Patrimônio Natural da Humanidade

“Quer sentir que viajou tão longe que está apenas vagamente conectado à Terra? Bem-vindo aos Lençóis Maranhenses, um horizonte de dunas de areia branca e ondulante que se erguem ao sol e descem para lagoas verdes e azuis sobrenaturais cheias de água da chuva”, disse a comunicadora.

Shannon explica, ainda, como aproveitar ao máximo a experiência da visitação desta que é uma das maiores joias do Maranhão, do Brasil e do mundo.

“Desça as dunas mergulhando nas piscinas naturais. Atravesse a área a cavalo, parando em um “oásis” ao longo do caminho. Ou fique hipnotizado por sua imensidão em um passeio de helicóptero. É o antídoto para aquela sensação claustrofóbica da era Covid - uma vasta paisagem lunar sem fronteiras onde você pode vagar selvagem e livremente”, explicou Sims.

Patrimônio Natural da Humanidade

Os Lençóis Maranhenses também apareceram na lista da ONG World Heritage Watch (WHW) das sete maravilhas brasileiras indicadas ao título de “Patrimônio Natural da Humanidade”. A indicação é feita pelo país que o abriga para depois ser sancionada pela Unesco. 

Entre dez itens exigidos para que um lugar seja eleito Patrimônio Mundial, há um pré-requisito básico, conforme o site da Unesco: "Os locais precisam ter um valor universal excepcional". O local também precisa representar certo tipo de arquitetura ou tecnologia, uma tradição cultural ou uma cultura perdida. Os candidatos na categoria de fenômenos naturais são, então, examinados pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Por sua vez, um lugar inscrito devido a suas belezas naturais deve ser uma área de excepcional beleza e importância estética.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.