Indicação da AL

Daniel Brandão deve ser escolhido conselheiro do TCE-MA nesta semana

Sobrinho do governador Carlos Brandão é candidato único.

Gilberto Léda/ipolítica

Atualizada em 12/02/2023 às 09h18
Daniel Brandão - na foto com o governador Carlos Brandão - é candidato único
Daniel Brandão - na foto com o governador Carlos Brandão - é candidato único (Divulgação)

SÃO LUÍS - O advogado Daniel Itapary Bandão, sobrinho do governador Carlos Brandão (PSB), deve ser confirmado como novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) nesta semana.

Ele é o único candidato inscrito para concorrer à vaga decorrente da aposentadoria do ex-conselheiro Edmar Cutrim, ocorrida no início do mês de janeiro. A escolha caberá à Assembleia Legislativa.

O prazo para inscrições dos postulantes ao cargo encerrou-se na sexta-feira (10). No início desta semana deve ser realizada sessão especial para a arguição do candidato pelos deputados integrantes de uma comissão nomeada pela presidente da Casa Iracema Vale (PSB). Depois disso, o colegiado tem 24 horas para levar a votação para escolha ao plenário.

Daniel Brandão, que atualmente ocupa o cargo de secretário de Estado de Monitoramento de Ações Governamentais do Maranhão, chega ao processo de escolha com o apoio dos 42 deputados estaduais - ele precisaria de apenas 1/3 deles para pode submeter seu nome e concorrer à vaga.

Há pouco mais de uma semana, o deputado estadual Wellington do Curso (PSC) chegou a ensaiar uma candidatura, mas acabou desistindo e declarando apoio a Brandão.

Entre os requisitos para concorrer à vaga, o candidato precisa ter pelo menos 35 anos de idade - e, no máximo, 65 -, idoneidade moral e reputação ilibada, notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública - e ainda comprovar mais dez anos de exercício de função pública ou efetiva atividade que exija estes conhecimentos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.