Determinação

Comitê fará levantamento das áreas de risco dos quatro municípios da ilha de São Luís

A ação foi determinada pelo governador do Maranhão Carlos Brandão.

Imirante.com, com informações do Governo do Estado

A ação tem o objetivo de mapear as áreas que apresentam riscos à população durante o período de fortes chuvas.
A ação tem o objetivo de mapear as áreas que apresentam riscos à população durante o período de fortes chuvas. (Matheus Soares/ Grupo Mirante)

SÃO LUÍS - O Comitê Gestor de Prevenção e Assistência às Populações Vítimas das Chuvas (CPAV) vai realizar o levantamentos de todas as áreas de risco da ilha de São Luís, que abrange São José de Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar e a capital maranhense.

O levantamento é uma determinação do governador do Maranhão Carlos Brandão. Na semana passada, em virtude das fortes chuvas que atingiram o Estado, principalmente a Grande Ilha de São Luís, o governador decretou situação de emergência nos quatro municípios que integram a Região Metropolitana de São Luís.

Leia também:

Situação de emergência é decretada na Grande Ilha de São Luís devido as fortes chuvas 

Mais chuvas atingem o Maranhão nesta semana; instabilidade é causada pela Zona de Convergência Intertropical

“Com base em parecer técnico da Defesa Civil, que indica chuvas acima da faixa de normalidade até abril, decretei situação de emergência nos quatro municípios da Grande Ilha. Nosso Comitê de Prevenção segue trabalhando para minimizar os danos à população”, afirmou o governador.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros do Maranhão, coronel Célio Roberto, reforçou a determinação do governador.

“Ações emergenciais foram adotadas no sentido de se trabalhar já com a mitigação dos efeitos de chuvas que teremos pela frente. Afinal de contas, estamos com uma previsão que indica chuvas acima da faixa de normalidade até o mês de abril e é por isso mesmo que temos que fazer o levantamento de todas as áreas de risco dos quatro municípios da ilha de São Luís”, enfatizou ele.

Em recente reunião dos membros do Comitê Gestor de Prevenção e Assistência às Populações vítimas das chuvas, ficaram alinhadas quais seriam algumas das próximas ações a serem adotadas com intuito de garantir mais eficiência no combate aos problemas ocasionados pelas chuvas.

Entre as medidas definidas estão a realização de trabalhos socioeducativos, que contribuam para a conscientização das pessoas no que diz respeito, principalmente, à prática correta do descarte de lixo; o reforço da vigília nas áreas consideradas de risco já mapeadas pelos bombeiros e Defesa Civil; e a assistência às redes de drenagens à limpeza dos principais pontos de saída da água.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.