Previsão do tempo

Mais chuvas atingem o Maranhão nesta semana; instabilidade é causada pela Zona de Convergência Intertropical

No Maranhão, Piauí e Ceará, as chuvas estão mais intensas e deverão permanecer assim.

Imirante, com informações do Inmet e Portal Brasil 61

Atualizada em 06/02/2023 às 08h44
Chuvas devem permanecer intensas no Maranhão. (Foto: Paulo Soares/Grupo Mirante)
Chuvas devem permanecer intensas no Maranhão. (Foto: Paulo Soares/Grupo Mirante)

MARANHÃO - A segunda semana de fevereiro será marcada por pancadas de chuva em todos dos estados da região Norte e grande parte do Nordeste. Exceção apenas do Estado da Bahia, onde o tempo pode variar de céu aberto a possibilidade de chuva isolada. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

Segundo nota técnica divulgada pelo instituto, a instabilidade no tempo é ocasionada pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) no centro-norte da região Nordeste, principal sistema causador de chuva no semiárido nordestino, e o padrão dos ventos em altos níveis da atmosfera. 

Desde sábado (4), a ZCIT, principal sistema causador de chuva no semiárido nordestino, favorece o aumento de umidade e, consequentemente, a formação de nuvens, especialmente no Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, Estados onde as chuvas dos últimos dias foram bastante isoladas. Já no Maranhão, Piauí e Ceará, elas estão mais intensas e deverão permanecer assim, aponta a nota técnica.

Veja como fica a previsão do tempo em São Luís nesta segunda (6) e terça-feira (7):

(Arte: Reprodução/Inmet)
(Arte: Reprodução/Inmet)

Situação de emergência

A partir de hoje (6), de acordo com o Corpo de Bombeiros do Maranhão, será iniciado um levantamento em todas as áreas de risco da Grande São Luís.

O trabalho vem depois de o governo do Maranhão declarar situação de emergência em toda a Grande Ilha de São Luís devido às fortes chuvas que vêm atingindo a região. A decisão foi publicada no Diário Oficial na última quinta-feira (2).

A decisão, que abrange os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, levou em consideração um parecer técnico da Defesa Civil do Maranhão, que aponta as anormalidades registradas na Ilha.

No parecer, a Defesa Civil destaca quatro lugares: região do Mercado Central, em São Luís, entorno do Rio Paciência (MA-201), margens do Riacho Verde, e proximidades de um shopping no bairro Renascença, em São Luís.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), desde o início do ano, choveu 422,5 milímetros em São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar. O documento diz, ainda, que a chuva forte pode levar situações que causem danos humanos, materiais e prejuízos econômicos nas regiões. Com isso, a partir da decisão, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil pode prestar apoio complementar aos municípios.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.