Período chuvoso

Situação de emergência é decretada na Grande Ilha de São Luís devido as fortes chuvas

A decisão foi anunciada pelo Governo do Estado e publicada no Diário Oficial.

Imirante.com, com informações da TV Mirante

Atualizada em 05/02/2023 às 08h16
A decisão abrange os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.
A decisão abrange os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. (Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante)

SÃO LUÍS - O governo do Maranhão declarou situação de emergência em toda a Grande Ilha de São Luís devido as fortes chuvas que atingem a região. A decisão foi publicada no Diário Oficial na quinta-feira (2).

A decisão, que abrange os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, levou em consideração um parecer técnico da Defesa Civil do Maranhão, que aponta as anormalidades registradas na Ilha.

No parecer, a Defesa Civil destaca quatro lugares: região do Mercado Central, em São Luís, entorno do Rio Paciência (MA-201), margens do Riacho Verde, e proximidades de um shopping no bairro Renascença, em São Luís.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), desde o início do ano, choveu 422,5 milímetros em São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar. O documento diz, ainda, que a chuva forte pode levar situações que causem danos humanos, materiais e prejuízos econômicos nas regiões. Com isso, a partir da decisão, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil pode prestar apoio complementar aos municípios.

A partir de segunda-feira (6), de acordo com o Corpo de Bombeiros do Maranhão, será iniciado um levantamento em todas as áreas de risco da Grande Ilha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.