Orçamento 2023

Vereadores vão apreciar Orçamento 2023 de São Luís em 2º turno

Matéria foi aprovada ontem (10) em primeiro turno depois de intensas discussões e baixa na base do prefeito Eduardo Braide na Casa.

Ronaldo Rocha / Ipolítica

Vereadores apreciaram matéria em primeiro turno em sessão extraordinária
Vereadores apreciaram matéria em primeiro turno em sessão extraordinária (Fabricio Cunha)

SÃO LUÍS - A Câmara Municipal de São Luís vai apreciar nesta quarta-feira (11) em segundo turno o Projeto de Lei n° 204/2022, de autoria do Poder Executivo, que trata da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício financeiro de 2023. 

A matéria foi aprovada ontem em primeiro turno com os votos de todos os vereadores presentes em Plenário, depois de intensas discussões nos bastidores.

A expectativa é que os vereadores aprovem o texto e permitam que Eduardo Braide (PSD) dê início à movimentação da máquina pública no atual exercício financeiro. 

Impasse

A matéria seria apreciada em sessão extraordinária às 10h de ontem, depois de ter sido retirada de pauta, a pedido de Braide, na sessão da última sexta-feira (8). Foi a quinta tentativa de aprovação do texto.

Ocorre que um impasse impediu a apreciação do texto no período da manhã. Membros da base aliada do prefeito e da oposição se reuniram na Presidência da Casa, em reunião conduzida pelo presidente, vereador Paulo Victor (PCdoB), e depois de muito debate, decidiram votar o texto, em uma segunda sessão extraordinária, marcada para as 16h, mas apenas em primeiro turno. 

No período da tarde a segunda sessão extraordinária atrasou, e começou somente por volta das 17h. O texto foi aprovado de forma unânime.

Cicatrizes

Regularmente, o Orçamento 2023 de São Luís deveria ter sido apreciado em 2022. Ocorre que uma crise institucional entre a Prefeitura e a Câmara impediu o avanço da matéria.

Parlamentares alegavam falta de diálogo por parte do prefeito Eduardo Braide; pouca receptividade de secretários municipais e a não execução de emendas parlamentares.

Braide sempre negou a falta de diálogo. 

Na última quinta-feira, contudo, o prefeito solicitou uma reunião com vereadores e pediu espaços para a abertura de diálogos. 

A votação do Orçamento 2023 em menos de uma semana após a reunião - embora com ruído -, já é um reflexo direto dessa conversa. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.