PROJETO DE LEI

Deputado maranhense quer permissão de saque do FGTS para compra de veículos

Proposta ganhou força após polêmicas em relação ao possível fim do chamado "saque-aniversário".

Ipolítica

BRASÍLIA - O deputado maranhense Pedro Lucas Fernandes (União) apresentou proposta na Câmara federal que, caso aprovada, possibilitará aos trabalhadores maranhense o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), para a compra de veículos. O projeto altera a Lei Nº 8.036, de 11 de maio de 1990. 

Segundo a justificativa do deputado no projeto, “nada mais justo que ele possa dele (FGTS) usufruir em momentos de necessidade”, diz o projeto. 

Para o deputado, o uso do saldo do FGTS para a “custear despesas com a aquisição de veículo próprio novo ou usado” é uma necessidade do trabalhador. 

O projeto ainda garante que “a permissão dessa nova modalidade de saque fomentará o mercado de automóveis novos e usados. Isso redundará em aquecimento da economia e na criação de postos de trabalho no setor”, justifica.

O projeto do maranhense ganhou destaque após as discussões sobre o fim do Saque-aniversário do FGTS cogitado pelo novo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. Atualmente o Brasil possui 190 milhões de contas ativas e inativas. 

Atualmente a proposta aguarda designação de relator na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP). Acesse o teor inteiro do projeto aqui.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.