SÃO LUÍS - Prestes a votar o Orçamento 2023 da Prefeitura de São Luís, a Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira, 27, em primeiro turno uma proposta que aumenta o valor das emendas parlamentares a serem pagas pelo Executivo no ano que vem.
Pelo texto aprovado, a Lei Orçamentária Anual (LOA) deverá fixar em 2% a parcela da Receita Corrente Líquida (RCL) destinada ao pagamento de emendas impositivas. Antes, o valor era o equivalente a 1,2% da RCL.
Desse total, metade será destinada a ações e programas na área de saúde.
Ao Imirante, o autor do projeto, vereador Marquinhos Silva (PSC), declarou que a medida foi adotada depois de o Congresso também aprovar um aumento do percentual das emendas parlamentares em relação ao Orçamento Geral da União, após a declaração de inconstitucionalidade das emendas do relator pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Na esfera nacional, o reajuste permitiu a incorporação das emendas do chamado “orçamento secreto” às emendas de bancada e de comissão.
Saiba Mais
- Consultores da Câmara e do Senado contestam vetos ao Orçamento de 2023
- Com expectativa de queda de receita, Brandão contingencia orçamento
- Braide e Câmara têm gesto de reaproximação
- Câmara aprova Orçamento de R$ 4,3 bilhões da Prefeitura de São Luís
- Vereadores vão apreciar Orçamento 2023 de São Luís em 2º turno
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.