Retrospectiva 2022

Tornado, chuvas com inundações no interior e desabamento em condomínio de São Luís: como foi o mês de janeiro

A Retrospectiva Imirante 2022 mostra os principais assuntos mês a mês.

Imirante.com

SÃO LUÍS – Janeiro de 2022, um tornado assustou moradores do município de Matões, famílias do Residencial Piancó viram o sonho da casa própria se tornar em pesadelo, enquanto famílias ribeirinhas viram suas moradias serem inundadas. Veja os principais destaques do primeiro mês do ano.

Um tornado de categoria F foi registrado nesse domingo (9), no município de Matões, interior do Estado. De acordo com informações de meteorologistas da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), na categoria F os ventos podem chegar a até 117 quilômetros por hora.

Tornado atinge cidade de Matões. (Foto: Divulgação)
Tornado atinge cidade de Matões. (Foto: Divulgação)

Não houve registros de estragos causados pelo tornado na região. O fenômeno, contudo, assustou os moradores da cidade, que registraram o momento por meio de um vídeo.

O foi de baixa capacidade destrutiva, segundo o meteorologista Hallan Cerqueira do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). “Esse fenômeno tem uma capacidade baixa de destruição, não provoca grandes destruições, derrubada de casa. O máximo que pode ocorrer é levantamento de telha, queda de galhos árvore”, explicou o especialista. Um tornado desta categoria dura em média 10 minutos.

Relembre aqui

Os moradores de Mirador, Imperatriz e de outras cidades maranhenses viveram um drama no início do ano, após as cheias de alguns rios, em razão das chuvas intensas na época. 

Bombeiros fizeram resgates e prestaram assistência nas cidades inundadas. (Foto: Divulgação/CBMMA)
Bombeiros fizeram resgates e prestaram assistência nas cidades inundadas. (Foto: Divulgação/CBMMA)

Os números de desabrigados e desalojados só aumentaram ao longo de janeiro. Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) trabalham incansavelmente para prestar assistência aos afetados, inclusive nos povoados isolados por conta do volume da água. Medicamentos e alimentação foram levados para as famílias.

Relembre aqui

Veja mais

Um vídeo, compartilhado nas redes sociais por moradores do município de São Vicente Ferrer, mostra uma pessoa sendo transportada por populares dentro de uma rede para receber atendimentos médicos. De acordo com informações de populares, o fato aconteceu no dia 27 de janeiro e, uma idosa foi carregada em uma rede, coberta por uma lona de plástico. A mulher precisava de atendimento por causa de um problema de saúde.

Em nota, a Prefeitura de São Vicente Ferrer alegou que a ponte próxima à região mostrada no vídeo ainda não está liberada para que veículos possam trafegar normalmente. E acrescentou, ainda, que o município possui frota própria de veículos tipo L200 e ambulâncias para atender a população.

Relembre aqui

O desabamento de um muro de contenção, durante a chuva na noite dessa quarta-feira (26), atingiu apartamentos do condomínio Piancó, na capital. Moradores precisaram sair às pressas em razão dos riscos de desabamento em outros trechos do muro. Não houve vítimas. No total, 80 apartamentos foram evacuados, deixando famílias desabrigadas, segundo informações da Defesa Civil. A situação do muro era instável deixando vários blocos comprometidos.

Muro do residencial Piancó desabou. (Foto: Douglas Pinto/TV Mirante)
Muro do residencial Piancó desabou. (Foto: Douglas Pinto/TV Mirante)

A Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc) informou na época que a Defesa Civil Municipal realizou atendimento emergencial, ainda na noite de dessa quarta-feira, na Vila Embratel, no Residencial Piancó.

Além disso, a Semusc também informou que os agentes da Defesa Civil, juntamente com outros órgãos, como Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, fizeram a retirada de cerca de 80 famílias que ficaram desalojadas e nove blocos de apartamentos foram interditados. Parte delas foi levada para a casa de familiares e amigos. As que não tinham para onde ir foram abrigadas na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Piancó.

O Corpo de Bombeiro Militar do Maranhão disse CBM-MA que a evacuação das pessoas foi iniciada desde a madrugada. O CBMMA já havia emitido laudo com parecer negativo para a ocupação do condomínio. 

Relembre aqui

Veja mais

O início do ano letivo de 2022 na rede municipal de ensino de São Luís teve que ser adiado para o dia 22 de fevereiro, pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). O anúncio de adiamento foi feito no dia 28 de janeiro e, de acordo com a pasta, a decisão foi motivada pelo aumento de casos de Covid-19 e outras síndromes gripais registrados no município. Anteriormente, o retorno presencial das atividades estava previsto para 1º de fevereiro.

Relembre aqui

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.