Retrospectiva 2022

Fiscalização de ferryaboats e mau cheiro na Lagoa da Jansen marcam o mês de junho

Além disso, roubos e mortes foram registrados em São Luís e em toda a região metropolitana.

Imirante.com

SÃO LUÍS – O mês de junho foi movimentado em São Luís e no interior do Maranhão. Incêndios e mortes violentas foram registrados, além de um desequilíbrio ambiental que foi registrado na capital maranhense.

Família do jovem morto em Turilândia, acreditam que ele foi executado por policiais militares. (Foto: Divulgação)
Família do jovem morto em Turilândia, acreditam que ele foi executado por policiais militares. (Foto: Divulgação)

O jovem Daniel Gustavo dos Santos, de 18 anos, foi morto com 13 tiros, na cidade de Turilândia, no interior do Maranhão. Um vídeo que circulou nas redes sociais e encaminhado ao Imirante.com pela família do jovem, mostra ele e um outro homem na abordagem. Os dois - mortos durante a ação policial -, estão parados e com as mãos voltadas para a frente, enquanto militares realizavam vistoria em um veículo.

A Polícia Militar alegou ter acontecido uma troca de tiros. A família denunciou um possível crime de execução.

Relembre aqui.

Ferryboat qu foi trazido do estado do Pará. (Foto: Divulgação)
Ferryboat qu foi trazido do estado do Pará. (Foto: Divulgação)

Representantes da Capitania dos Portos do Maranhão realizaram vistoria no dia 3 de junho, no ferryboat trazido do Pará para operar em São Luís, na travessia entre a capital e o município de Alcântara. A embarcação ainda não está liberada para a operação. 

A embarcação vinda do Estado do Pará, chegou a São Luís e passou por vistoria onde foram analisadas documentações, capacidade e condições de navegabilidade pela Capitania dos Portos do Maranhão, para que a liberação ocorra e a embarcação possa operar na travessia entre São Luís e Alcântara.

Relembre aqui.

Baixo nível de água na Lagoa da Jansen. (Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante)
Baixo nível de água na Lagoa da Jansen. (Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante)

A Lagoa da Jansen, um dos pontos turísticos de São Luís, apresentou em junho um nível abaixo do normal. A consequência disso, foi o esgoto presente no local mais exposto e, ainda, o mau cheiro que incomoda quem mora na região ou passa pelo local.

O esgoto é diluído quando o volume da água apresenta um nível considerado adequado. Com um volume menor de água, a diluição do esgoto também diminui e ocasiona o incômodo pelo forte odor.

Em nota, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) informa que está finalizando as obras na Lagoa da Jansen. O fim das obras estavam previstas para terminar do mês de novembro.

Relembre aqui.

Criminosos renderam o motorista e levaram o veículo. (Foto: Divulgação)
Criminosos renderam o motorista e levaram o veículo. (Foto: Divulgação)

Quatro homens, não identificados, sequestraram na tarde do dia 11 de junho, no bairro Nova Jerusalém, área do Cruzeiro de Santa Bárbara, um motorista de aplicativo e ainda utilizaram o veículo da vítima, HB20 cinza, para realizarem assaltos na Região Metropolitana de São Luís.

Segundo a polícia, o motorista de aplicativo foi atender a um chamado de uma corrida no bairro Nova Jerusalém, onde acabou sendo sequestrado pelos criminosos armados e teve dinheiro, carteira e outros objetos de valor roubados.

Os bandidos ainda colocaram a vítima no porta-malas e saíram com o HB20 realizando roubos na Grande Ilha. Após algumas horas, o veículo foi abandonado nas proximidades da entrada do Conjunto São Raimundo. A vítima conseguiu se libertar e pediu socorro na Academia de Bombeiros Militar Josué Montelo.

Relembre o caso

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.