ELEIÇÕES 2022

TRE diploma candidatos eleitos no Maranhão em 2022

Cerimônia de diplomação aconteceu neste sábado (17) e marca fim do processo eleitoral.

Ipolítica

Após cerimônia de diplomação, todos os eleitos estão aptos para assumir os cargos em 2023.
Após cerimônia de diplomação, todos os eleitos estão aptos para assumir os cargos em 2023. (Matheus Soares/Grupo Mirante)

SÃO LUÍS - A Justiça Eleitoral diplomou no início da noite deste sábado (17) o governador Carlos Brandão (PSB) e seu vice, Felipe Camarão (PT), além dos demais eleitos em outubro deste ano. A cerimônia aconteceu no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís.

A cerimônia de diplomação finaliza o processo eleitoral. Os diplomas são o atestado que garante aos candidatos eleitos a posse no dia 1º de janeiro de 2023.

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a desembargadora Angela Salazar, que presidiu a sessão, falou do processo eleitoral. 

"Ao garantir a normalidade e a legitimidade do pleito eleitoral de 2022, a Justiça Eleitoral do Maranhão qualificou todos os eleitos a serem legitimamente diplomados e assegurou a vontade soberana do povo, consolidando a mais clara expressão da cidadania: o direito de escolher seus representantes", falou.

O governador reeleito Carlos Brandão afirmou que está preparado para retribuir com dedicação e respeito ao bem público, a confiança depositada pelos maranhenses em seu projeto de governo.

"Hoje é um dia especial na vida de todos nós que aqui estão sendo diplomados. Nossa presença é resultado de muito esforço e muita dedicação. Nossas mensagens foram ouvidas, entendidas e se transformarão em muito trabalho pelo bem do Maranhão. Um estado que se preza a segurança jurídica e a democracia baseada na harmonia entre os poderes e é assim que governaremos (...) Governaremos em nome de todas as forças que querem o melhor para o nosso estado. Todos vamos trabalhar sabendo que o povo será o foco da nossa gestão", disse Brandão.

Eleito senador, o ex-governador Flávio Dino (PSB), também foi diplomado na cerimônia. É possível que Dino nem chegue a assumir o cargo, uma vez que já que foi anunciado como o novo ministro da Justiça e Segurança Pública do governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em seu lugar, tomará posse a 1º suplente do cargo, a senadora Ana Paula Lobato (PSB). A segunda suplente pela chapa, será Lourdinha (PCdoB).

Ainda foram diplomados os 18 deputados federais, os 42 deputados estaduais e 12 suplentes de cada partido dos cargos proporcionais. Todos tomam posse em seus cargos a partir de 1º de janeiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.