Saúde animal

Dirofilariose: saiba como proteger seu pet contra o “verme do coração”

A doença é considerada grave e pode até mesmo levar o animal a óbito; Médica Veterinária Heva Cavallini explica as principais formas de prevenção.

Imirante.com, com informações da assessoria

Atualizada em 12/12/2022 às 09h04
Existem algumas práticas que podem ser adotadas para evitar que um animal seja atingido pela dirofilariose.
Existem algumas práticas que podem ser adotadas para evitar que um animal seja atingido pela dirofilariose. (Matheus Soares)

SÃO LUÍS - Conhecida como ‘verme do coração’, a dirofilariose, é temida por muitos tutores por ser considerada grave e, quando não tratada corretamente, pode levar o animalzinho a óbito. Por isso, é essencial conhecer os meio de prevenção contra a doença. 

A dirofilariose é uma doença adquirida por meio da picada do mosquito, que se torna mais prevalente em regiões litorâneas, como é o caso do litoral maranhense.

“Quando o animal apresenta essa doença, já podemos iniciar o tratamento. Porém, em alguns casos, o paciente pode vir a óbito antes de completar o ciclo tratamento, por demorar cerca de 1,6 a 2 anos de tratamentos continuo”, explica a médica veterinária Dra. Heva Cavallini.

Prevenção

Existem algumas práticas que podem ser adotadas para evitar que um animal seja atingido pela doença. A Dra. Heva Cavallini explica quais as formas recomentadas para ficar em alerta e prevenir os pets contra a dirofilariose.

“Nós podemos utilizar os repelentes tópicos ou até mesmo coleiras repelentes. Além disso, é fundamental a aplicação da vacina que protege o animal por 1 ano. A utilização de vermifugos disponíveis no mercado também é uma forma de prevenção”, pontua a médica veterinária.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.