Filiação

Deputado Aluísio Mendes fecha filiação com o Republicano

Deputado federal deixará o PSC, que vai fundir com o Podemos, e vai assumir a direção estadual do Republicano a partir de fevereiro do próximo ano.

Carla Lima/Ipolítica

Atualizada em 01/12/2022 às 08h59
Aluísio Mendes consolidou na noite da quarta-feira, 30, com Marcos Pereira, sua filiação ao Republicano
Aluísio Mendes consolidou na noite da quarta-feira, 30, com Marcos Pereira, sua filiação ao Republicano (Divulgação)

SÃO LUÍS - O deputado federal Aluísio Mendes fechou sua filiação ao Republicano. Ele deixará o PSC em fevereiro do próxio ano. No entanto, o parlamentar já neste mês de dezembro organiza a executiva provisória da legenda no Maranhão colocando um nome de confiança seu na presidência do Republicano até ele se desfiliar de sua atual legenda.

A saída de Aluísio Mendes do PSC acontece porque o partido é das 15 legendas no Brasil que não alcançaram as cláusulas de desempenho. Este fato, libera os parlamentares eleitos a se desfiliar destes partidos sem que sejam atingidos pela Lei de Fidelidade Partidária.

Com o porta aberta para buscar nova sigla, Aluísio Mendes, segundo ele, recebeu convites de “vários partidos” afunilando as conversas com PSD e Republicano. No primeiro caso, devido a filiação do prefeito de São Luís Eduardo Braide e também por não ter “carta branca” para reorganizar a legenda, fechou as conversas com a direção nacional comandada por Gilberto Kassab.

Depois disto, intensificou o diálogo com o Republicano fechando com o presidente nacional do partido, Marcos Pereira, na quarta-feira, 30, à noite sua ida para a legenda. Ao Imirante, Aluísio garantiu que terá “total carta branca” no partido no Maranhão.

Apesar de se filiar ao Republicano somente em fevereiro de 2023, Mendes já reorganizará a sigla agora em dezembro. Ele vai indicar para a direção nacional os membros que comporãoa executiva provisória da legenda.

Com a chegada de Aluísio Mendes, perde o comando do partido no Maranhão o deputado federal reeleito Cléber Verde. Devido a fidelidade partidária, inicialmente, Verde não deve deixar o Republicano.

Aluísio garantiu que vem dialogando com o colega de parlamento. “Nossa intenção é assumir o Republicano e fazer dele um grande partido no Maranhão”, disse Mendes.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.