MARANHÃO - A Câmara dos Deputados aprovou a castração química para pessoas condenadas por pedofilia, mas na bancada maranhense, nem todos os parlamentares votaram a favor. A proposta recebeu cinco votos contrários, sete favoráveis e apenas uma abstenção.
O deputado Rubens Jr (PT), contrário à proposta, justificou seu voto ao Ipolítica alegando inconstitucionalidade e criticando o que chamou de “populismo penal” por parte de alguns parlamentares. Em seu pronunciamento, afirmou:
“O abuso sexual de crianças é algo repulsivo e precisa ser combatido, mas a saída não pode ser fora da Constituição. A proposta aprovada é matéria flagrantemente inconstitucional porque viola a proibição de penas cruéis e perpétuas. Alguns parlamentares atuam no campo do populismo penal, apresentando e aprovando propostas inconstitucionais apenas para gerar polêmica, visibilidade e aparecer na mídia. Esse projeto não resiste a uma análise de constitucionalidade do STF.”
Por outro lado, o deputado Duarte Jr (PSB), que votou a favor da proposta, justificou seu posicionamento ao Ipolítica alegando que o crime de abuso sexual não seja apenas punido, mas sim, desencorajado.
"Eu votei sim, porque aqui estamos tratando de um caso que fere o mais profundo senso de humanidade e justiça: o abuso sexual contra uma criança inocente. Não existe condenação maior do que a dor e o trauma que essa criança irá carregar para o resto da vida. Isso é inaceitável.
Pedófilos que cometem tais crimes não apenas destroem vidas, mas também abalam os pilares da nossa sociedade. Precisamos agir com firmeza e assegurar que esse tipo de comportamento seja não apenas punido, mas desencorajado de forma absoluta. A castração química, enquanto medida jurídica e de saúde, é um instrumento para proteger nossas crianças e desestabilizar qualquer pensamento ou intenção de cometer esse tipo de atrocidade.
Eu acredito no poder do nosso Judiciário e na nossa capacidade de legislar com responsabilidade e equilíbrio, sempre colocando a vida e o futuro das crianças como prioridade máxima. Por isso, meu voto é a favor desta proposta. Porque as nossas crianças merecem crescer seguras e amparadas pela justiça."
Leia a matéria completa em: Castração química para pedófilos é aprovada na Câmara
Entre os apoiadores estão:
- Amanda Gentil (PP)
- Cleber Verde (MDB)
- Detinha (PL)
- Duarte Jr (PSB)
- Josimar Maranhãozinho (PL)
- Pastor Gil (PL)
- Pedro Lucas Fernandes (União)
Entre os deputados que se posicionaram contra a proposta estão:
- Josivaldo JP (PSD)
- Marreca Filho (PRD)
- Márcio Honaiser (PDT)
- Márcio Jerry (PCdoB)
- Rubens Jr (PT)
Dos deputados maranhenses apenas Dr Benjamin (União) não se posicionou a respeito e foi o único a se abster da votação.
Allan Garcês (PP), Aluísio Mendes, Fábio Macêdo (Podemos), Junior Lourenço (PL) e Roseana Sarney (MDB) não estavam presentes durante a votação
Saiba Mais
- Castração química para pedófilos é aprovada na Câmara
- Aprovado projeto que prevê conferências sobre segurança pública a cada dois anos
- Aluísio Mendes revela conversas com Carlos Brandão: "Nossa ideia é colaborar"
- Deputado destrói plantação de maconha em município do MA
- Aluísio Mendes explica escolha pelo Republicanos
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.