Eleições 2022

Ida de Flávio Dino para o Governo Lula fortalece candidatura de Othelino na Assembleia

Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão busca a reeleição para o posto na próxima legislatura.

Ronaldo Rocha / Ipolítica

Atualizada em 01/11/2022 às 08h09
Ana Paula, Othelino e Flávio Dino em ato que consolidou apoio do presidente da Assembleia a Carlos Brandão
Ana Paula, Othelino e Flávio Dino em ato que consolidou apoio do presidente da Assembleia a Carlos Brandão (Reprodução)

SÃO LUÍS - A eventual indicação do ex-governador do Maranhão e senador eleito, Flávio Dino (PSB) para a equipe ministerial de Lula, em 2023, fortalece o projeto do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), para a reeleição na Casa.

Em março deste ano, Othelino atuou como ponto chave numa articulação liderada por Flávio Dino, que acabou enfraquecendo a candidatura de Weverton Rocha (PDT) e facilitando a reeleição do governador Carlos Brandão (PSB).

O presidente do Legislativo Estadual deixou o grupo coordenado pelo pedetista e declarou apoio a Brandão. 

Na mesma articulação, Othelino conseguiu indicar a esposa, Ana Paula Lobato (PSB), vice-prefeita da cidade de Pinheiro, para a primeira suplência na chapa de Dino ao Senado. 

Ascensão

Com a eventual ida de Dino para a equipe ministerial de Lula, Ana Paula Lobato assume, automaticamente, mandato no Senado Federal.

E Othelino ganha robustez para a a reeleição no comando da Assembleia. 

Nos bastidores, aliados do presidente do Legislativo Estadual apontam o cenário como muito favorável a Othelino.

Resistência

Apesar de Othelino ter declarado candidatura à reeleição logo depois do primeiro turno das eleições 2022, um bloco de deputados mais ligado ao núcleo de Brandão começou a projetar outros nomes.

O deputado estadual eleito, Carlos Lula (PSB); o ex-presidente da Casa, deputado Arnaldo Melo (PP) e Antônio Pereira (DEM), surgem como opções para a disputa.

O grupo mais alinhado a Brandão, defendia até a semana passada, discussão sobre o tema apenas após o segundo turno das eleições 2022.

A partir da próxima semana, as articulações devem ser intensificadas. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.