Funcionalidades

Está pensando em comprar um caminhão novo? Veja alguns motivos para investir em um basculante na sua frota

É importante ter diferentes modelos de forma que cada um deles possui uma característica específica que consiga atender com eficiência as diferentes demandas.

Publipost/Tudo Viagem

Atualizada em 20/10/2022 às 16h29
Os caminhões precisam ser adquiridos de forma estratégica, ou seja, conforme as necessidades de entrega da sua empresa e os tipos de carga. (Foto: Divulgação)
Os caminhões precisam ser adquiridos de forma estratégica, ou seja, conforme as necessidades de entrega da sua empresa e os tipos de carga. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Existem diversos motivos para que uma empresa precise ou deseje comprar um caminhão. Alguns dos mais comuns são: aumento de demandas/entregas, necessidade de outros modelos de veículos na frota e/ou troca de máquinas por outras mais novas e modernas. É importante ter diferentes modelos de forma que cada um deles possui uma característica específica que consiga atender com eficiência as diferentes demandas. 

 Os caminhões precisam ser adquiridos de forma estratégica, ou seja, conforme as necessidades de entrega da sua empresa e os tipos de carga. O caminhão basculante, por exemplo, é um dos mais versáteis e que consegue desempenhar diferentes funções no dia a dia, ele ainda suporta diferentes tipos de cargas e é uma peça chave para quem precisa de rapidez e multifunções dentro de sua empresa. Para entender melhor sobre esse universo, leia o artigo até o final e veja as dicas que separamos para você. 

Do que se trata um caminhão basculante?

Também conhecido com caminhão caçamba, esse é um tipo de modelo que possui a parte de trás apta para levantar, como, por exemplo, aqueles modelos que são usados para descarregar areia. No geral, ele possui uma grande aplicabilidade em obras e na construção civil, devido sua facilidade em descarregar o material que está sendo transportado.  

Como é o funcionamento desse tipo de caminhão?

O processo de levantamento da carroceria ocorre a partir dos sistemas hidráulicos que fazem o uso da força do motor para bombear o óleo e, dessa maneira, conseguir acionar o pistão. Nos modelos mais modernos, o processo de basculamento é feito de forma rápida, isso porque os comandos podem ser dados de dentro da própria cabine, já nos mais antigos, eles devem ser dados na parte externa ou debaixo do banco do motorista. 

Principais vantagens em adquirir um basculante 

Apesar de ter sua principal funcionalidade nos canteiros de obras, o basculante pode ser muito bem utilizado em operações de longa duração, como, por exemplo, no transporte de cargas a granel, como areia, grãos e minérios. Isso pode ser feito por causa da sua agilidade no momento de realizar o descarregamento, já que, ao invés de precisar de pessoas que façam esse trabalho, basta acionar o comando de levantamento da caçamba. 

Outra vantagem seria a versatilidade desse modelo, isso porque, na grande maioria das vezes, ele vem com uma caçamba de metal que suporta uma grande quantidade de carga. Assim, ele consegue transportar todos os tipos de mercadorias secas. Os seus modelos menores permitem o uso em áreas urbanas, com uma boa manobrabilidade e uma redução nos custos operacionais. 

A principal vantagem é uma maior segurança durante o transporte da carga, porque ele é composto por uma estrutura metálica rígida, capaz de transportar uma grande quantidade de carga sem ultrapassar os limites da caçamba, como, por exemplo, as laterais. Isso é bom porque impede a perda de resíduos durante a viagem. 


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.