Denúncia

Mais um deputado denuncia a falta de serviço de internet em São Luís

Duarte Júnior visitou unidades do CRAS na capital e constatou que o serviço de internet ainda não foi normalizado.

Ipolítica

Duarte Júnior postou vídeo nas redes sociais fazendo visita a CRAS e conversando com funcionários sobre a falta de internet
Duarte Júnior postou vídeo nas redes sociais fazendo visita a CRAS e conversando com funcionários sobre a falta de internet (Reprodução/redes sociais)

SÃO LUÍS - Depois dos deputados estaduais Neto Evangelista (União) e Yglésio Moyses (PSB), o deputado Duarte Júnior (PSB) também denunciou a falta de internet nos  Centros de Assistência Social (CRAS) em São Luís. Segundo o vídeo postado pelo parlamentar socialista nas redes sociais, ele visitou os CRAS na capital e constatou que ainda não há o serviço de internet disponível.

O problema de falta de internet em Secretarias e outros órgãos municipais já chega há quase um mês. No fim de setembro, por exemplo, professores e demais funcionários da educação municipal reclamavam que não havia internet na Secretaria Municipal de Educação (Semed) para que o recadastramento dos funcionários fossem feitos.

Outros serviços também estavam prejudicados em outros setores na gestão de São Luís. No entanto, foi nos CRAS que chamou mais atenção devido ao período de recadastramento para o Cadastro Único (CadÚnico) para as pessoas de baixa renda que recebem benefícios sociais como Tarifa Social de Energia Elétrica, Auxílio Emergencial e Auxílio Brasil.

Segundo Duarte Júnior, que visitou CRAS na capital, a falta de internet nas unidades já passa de um mês.

Durante estas visitas, o parlamentar conversou com funcionários, que não quiseram se identificar temendo represálias, mas que confirmaram que o problema ocorre desde o início do mês de setembro. O serviço de internet foi suspenso sem aviso prévio, prejudicando os atendimentos prestados diariamente nos locais.

“A situação é muito mais grave do que pode imaginar. Há mais de um ano, São Luís não tem um secretário de Assistência Social. Há mais de 30 dias, não apenas os CRAS, mas diversos outros órgãos da Prefeitura de São Luís estão sem acesso à internet, impossibilitando que as pessoas consigam atendimentos para direitos fundamentais”, disse o parlamentar.

Serviço de volta

Sobre a falta de internet em órgãos da Prefeitura de São Luís, a gestão informou que após a licitação, a empresa que perdeu o certame - que era a mesma que já prestava o serviço de internet para o município - interrompeu o serviço sem aviso prévio algum.

“A empresa vencedora da licitação, a MOB Telecom, já iniciou a instalação de novos links de internet na rede do Município de São Luís. Os serviços essenciais já estão restabelecidos e as demais unidades, sendo restabelecidas de forma gradativa, numa força-tarefa comandada pela Secretaria Municipal de Informação e Tecnologia (Semit). A empresa começou a operação logo após a finalização do processo licitatório, quando a empresa perdedora da licitação, sem qualquer aviso prévio ou notificação, cortou o sinal da internet”, diz a nota da Prefeitura de São Luís.. 

Mais

Para evitar que as famílias percam seus benefícios sociais, o deputado Duarte Júnior disse que apresentará à Prefeitura de São Luís a proposta de uso das unidades VIVA da capital para a realização do recadastramento no CadÚnico até que o problema seja resolvido na rede de CRAS municipais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.