Justiça

TJ-MA revoga prisão de mecânico que foi preso por engano após ter documentos roubados

A família de André Rufino diz que ele foi preso em Aparecida de Goiânia por engano após ter documentos roubados e usados por um traficante em São Luís.

Imirante.com, com informações do G1 GO

Atualizada em 26/03/2022 às 18h20
André Bernardo Rufino Pereira, preso por engano após ter documentos roubado. (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
André Bernardo Rufino Pereira, preso por engano após ter documentos roubado. (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

SÃO LUÍS - Nesta terça-feira (15) o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) revogou o pedido de prisão do mecânico André Bernardo Rufino Pereira, detido em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital. A família de André Rufino diz que ele foi preso por engano após ter documentos roubados e usados por um traficante em São Luís.

Leia também: Mecânico goiano é preso por engano após ter carteira de identidade usada por criminoso no MA

Humberto Vasconcelos Faustino, advogado do mecânico, diz que André pode ser solto ainda nesta terça-feira. O defensor informa que a defesa aguarda a movimentação do processo para a liberação do goiano, que está no Centro de Prisão Provisória.

"É uma vitória para a batalha, mas ainda tem a guerra, que será no julgamento. Agora ele recebe o direito de responder o processo em liberdade", disse o advogado.

A prisão

André Bernardo Rufino Pereira foi preso há 15 dias e, segundo a Polícia Técnica Científica, o criminoso Rômulo Sobral da Costa, que usou os documentos do mecânico, foi morto no dia 28 de janeiro de 2016, com ferimentos causados por arma de fogo.

O pedido de liberdade para André foi feito pela defesa, que apontou diferenças entre o mecânico e o criminoso. Na tese, o advogado informa que no inquérito a foto que consta no documento de identidade é de outra pessoa e as características são diferentes.

“A acusação de tráfico de droga não tem cabimento, porque ele nunca esteve na cidade de São Luís do Maranhão. Ele foi preso por engano, com certeza, por uma falha da autoridade policial que não observou a veracidade dos documentos da pessoa presa”, disse o defensor.

A Polícia Civil de Goiás informou que não tem nenhum registro criminal contra André no Estado. O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) disse que foi determinada uma audiência no dia 8 de março.

Rômulo Sobral da Costa. (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Rômulo Sobral da Costa. (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Rômulo Sobral foi preso no Maranhão e apresentou o documento de André Rufino, mas com a foto de outra pessoa. Segundo a polícia, o suspeito acabou fugindo da cadeia e um mandado de prisão foi expedido pela Justiça maranhense com os dados pessoais do mecânico goiano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.