SÃO LUÍS - Pelo menos dois deputados federais maranhenses já assinaram requerimento de autoria de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Carlos Jordy (PL-RJ), para dar início a uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará institutos de pesquisas.
A proposta surgiu depois que resultados das urnas no primeiro turno das eleições presidenciais se mostraram divergentes ao apresentado por vários institutos de pequisas.
Alguns institutos deram diferenças de 10 e até 15 pontos entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL), com vitória do petista no primeiro turno, o que não ocorreu. Para os autores do requerimento, as pesquisas podem ter sido manipuladas e têm o poder de influenciar o eleitorado.
Os deputados maranhenses que assinaram o requerimento foram Aluisio Mendes (PSC) e Pastor Gil (PL).
Eles entendem que é preciso apurar se há ou não interferência externa nos institutos de pesquisas.
Os autores do requerimento devem procurar outros deputados federais maranhenses que integram a base do Governo Bolsonaro na Câmara.
Leia também: Projeto que regulamenta pesquisas eleitorais pode ser votado na Câmara
Até este sábado, 90 assinaturas já haviam sido colhidas. Para dar início ao colegiado serão necessárias 171 assinaturas ao todo.
Segundo turno
O objetivo, como afirmou Jordy à imprensa, é poder iniciar as atividades antes mesmo de realizado o segundo turno das eleições presidenciais no país.
“Estamos intensificando os esforços e acreditamos que até o início da semana que vem conseguiremos todos os apoios”, afirmou a um portal de notícias.
O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, segundo afirmam governistas, se comprometeu em trabalhar pela viabilidade do colegiado na Casa.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.