Eleições 2022

Gratuidade no transporte público semiurbano se estenderá a Imperatriz e outros municípios da região

Governador Carlos Brandão anunciou pelas redes sociais que além de Imperatriz, a gratuidade acontecerá também em Senador La Rocque, João Lisboa, Governador Edison Lobão, Davinópolis e Camuru.

Carla Lima/Ipolítica

Eleitores de nove cidades maranhenses terão gratuidade no transporte público neste domingo, dia das eleições
Eleitores de nove cidades maranhenses terão gratuidade no transporte público neste domingo, dia das eleições (Foto: A.Baeta/Prefeitura de São Luís)

SÃO LUÍS - O governador Carlos Brandão (PSB) anunciou neste sábado, 1, que além de gratuidade no transporte coletivo semiurbanos da ilha de São Luís, haverá também o benefício para os eleitores das cidades de Imperatriz, Senador La Rocque, João Lisboa, Governador Edison Lobão, Davinópolis e Camuru.

A gratuidade no transporte coletivo foi anunciado primeiro pelo prefeito de São Luís, Eduardo Braide (sem partido). A ideia é garantir que os eleitores da capital possam sair para votar sem complicações com o transporte coletivo.

Logo depois, Carlos Brandão anunciou também gratuidade para os ônibus semiurbanos, sistema que é comandado pela Agência Estadual de Mobilidade Urbana (MOB).

O benefício se estendeu para outras cidades do interior do Maranhão. “Além da Grande Ilha, a gratuidade nos ônibus semiurbanos para este domingo (2), das 5h às 22h, também contempla Imperatriz e região que inclui Davinópolis, João Lisboa, Senador La Rocque, Governador  Edison Lobão e Cumaru”, escreveu Brandão nas redes sociais.

Julgamento

Na quinta-feira, 29, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), na mesma decisão em que determinou que o transporte público urbano seja mantido em níveis normais no domingo das eleições, rejeitou a gratuidade universal do serviço no país. A decisão é uma resposta ao Rede Sustentabilidade que entrou com ação no STF.

O ministro, no entanto, recomendou que as cidades que tiverem condições de oferecer o transporte público gratuitamente no dia das eleições o façam e que municípios que já ofereçam a gratuidade não interrompam a prática no domingo.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.