Eleições 2022

Braide anuncia transporte de graça em São Luís no dia da eleição

O governo do Maranhão também anunciou gratuidade no transporte público na Grande Ilha.

Ipolítica

Atualizada em 29/09/2022 às 19h11
Transporte será subsidiado pela Prefeitura da capital
Transporte será subsidiado pela Prefeitura da capital (Divulgação)

SÃO LUÍS - O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (sem partido), anunciou nesta quinta-feira (29) uma medida para facilitar o acesso de eleitores da capital às seções eleitorais.

Leia também:

Eleições 2022: confira a ordem de votação na urna eletrônica

Saiba quais as formas de justificar ausência às urnas

TSE proíbe porte de arma nos locais de votação durante eleições

Segundo o gestor, o transporte público será gratuito durante todo o domingo (2), “em nome da democracia”.

“Em nome da democracia, informo que no domingo (2), das 6h até 19h, o TRANSPORTE PÚBLICO de São Luís será GRATUITO. Exerça o seu direito democrático. Boa votação a todos!”, anunciou Braide nas redes sociais.

Também nesta quinta-feira (29), o governo do Maranhão, por meio do twitter, anunciou a gratuidade nos ônibus semiurbanos com linha na Grande Ilha. O acesso ao benefício será por meio do título de eleitor, das 5h às 22h. 

Veja na íntegra a postagem:

“Para facilitar o deslocamento neste domingo (2), em razão das eleições, autorizei a gratuidade nos ônibus semiurbanos com linha na Grande Ilha. O acesso ao benefício será por meio do título de eleitor, das 5h às 22h. Momento de exercer a democracia com comodidade e segurança.”

Como encontrar seu local de votação

No dia 2 de outubro, primeiro turno das eleições, mais de 156 milhões de eleitores estarão aptos a comparecer às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais.

Faltando uma semana para o pleito, o eleitor pode consultar com antecedência o local de votação e evitar eventuais transtornos.

No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o cidadão pode fazer a busca, devendo informar o número do CPF ou do título de eleitor, a data de nascimento e o nome da mãe. O resultado indicará os números da zona eleitoral, da seção eleitoral e o endereço do local de votação. A mesma busca também pode ser feita nos sites dos tribunais regionais eleitorais.

Pelo aplicativo e-título, além de saber o local de votação, o eleitor também pode ativar a localização do celular e ser guiado até sua zona eleitoral por meio de um mapa virtual.

Para o eleitor que tem sua biometria cadastrada, o e-título também serve como documento de identificação para votar, substituindo o título de papel ou outro documento de identificação com foto. Segundo o TSE, cerca de 118 milhões de pessoas, número correspondente a 75% do eleitorado, estão cadastradas pela biometria.

Quem tiver interesse pode baixar gratuitamente a ferramenta, que está disponível nas lojas de aplicativos dos sistemas operacionais Apple e Android.

Simulador

O tribunal preparou um simulador de votação para quem deseja estar bem treinado no momento de registrar os votos na urna.

A ferramenta está disponível no site do TSE e pode ser utilizada quantas vezes o eleitor quiser. “Serve apenas para educar o eleitor e não tem nenhuma capacidade de registrar votos”, reforçou a Corte.

Conferência

No pleito deste ano, os eleitores terão tempo extra para conferir o voto na urna eletrônica. De acordo com o TSE, pela primeira vez, o equipamento liberará a confirmação do voto (no botão verde Confirma) após 1 segundo do preenchimento completo dos números dos candidatos para cada cargo.

“A cada uma das cinco confirmações de voto, a urna emitirá um som breve. Ao fim, depois da escolha do candidato a presidente, o aparelho emitirá o clássico som, mas por um período mais longo”, informou o tribunal. O objetivo do tempo extra é estimular a conferência do voto e impedir que o eleitor confirme o voto sem ter certeza de que digitou certo.

 


 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.